Nos três dias de evento, a Exposição Agrícola de Apucarana (Expoagri 2022) recebeu um público estimado de 25 mil pessoas. O número abrange as pessoas que prestigiaram os shows artísticos, passaram pela praça de alimentação ou visitaram a exposição de 52 projetos dos alunos da instituição de ensino.

A Expoagri, que foi uma co-realização entre o Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Ribas (Colégio Agrícola) e a Prefeitura de Apucarana, aconteceu entre a quinta e o sábado. Na parte interna do Colégio, houve a exposição dos alunos organizada pela instituição de ensino. Já na parte externa, onde foram montados o palco e a praça de alimentação, ocorreram os shows sob a responsabilidade da Prefeitura de Apucarana.

O prefeito Junior da Femac afirma que o evento transcorreu tranquilamente e agradeceu a todos os parceiros que contribuíram com a realização da Expoagri. “Desde o trabalho de segurança, que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, dentro de um esquema que teve o monitoramento por drones”, frisa Junior da Femac.

O prefeito também destacou a participação de entidades na praça de alimentação, como a Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Agrícola e de integrantes da Feira da Lua.

O maior público foi registrado durante os shows, que tiveram entrada gratuita, com artistas de renome nacional. Na sexta-feira, subiram ao palco da Expoagri a dupla Teodoro e Sampaio e, no sábado, Carreiro e Capataz. “Foi um evento maravilhoso, uma festa para as famílias e que reforça a identidade rural e a cena cultural sertaneja, aliando o ensino e a pesquisa, a gastronomia e os shows artísticos” avalia Junior da Femac.

Rose Pimenta, diretora-geral do Colégio Agrícola, destacou o empenho da equipe do colégio, a parceria com a Prefeitura e com as empresas participantes. “Os alunos se dedicaram muito na apresentação dos projetos e atenderam o público com excelência”, afirma, acrescentando que na quinta e na sexta a visitação ficou concentrada em estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, enquanto no sábado o público foi mais diversificado. “Desde empresários a agricultores e, inclusive de pais de nossos alunos, lembrando que a maioria deles vêm de municípios da região”, completa Rose.

A diretora do Colégio Agrícola afirma ainda que mais de 20 empresas participaram da exposição na área interna da instituição. “As empresas parceiras não medem esforços para motivar a educação profissional. Quando a gente convida as empresas a participar, pensamos  no mercado de trabalho e percebemos que isso é uma motivação para o nosso aluno. Isso porque ele vai ser um técnico nesta área, recebe orientação durante o evento de profissionais destas empresas e no futuro poderá até trabalhar em uma dessas empresas”, salienta.

Rose também lembra que a Expoagri é um evento tradicional, realizado desde 1983, e que a partir de 2019 conta com participação maior da  Prefeitura, principalmente na realização de shows. “Quero agradecer a Prefeitura pela confiança no nosso trabalho. O nosso foco é o ensino e a aprendizagem, mas a parceria coma Prefeitura permitiu trazer os shows,  momentos de descontração e a parte gastronômica. O público foi intenso, além do esperado, e esse resultado se deve à soma de esforços”, avalia.

Rose também citou o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) e a participação de ex-alunos do Colégio Agrícola. “Muitos ex-alunos das décadas de 70, 80 e 90 vieram prestigiar o evento, que também chama bastante a atenção das crianças. Temos até um mascote, chamada de Agricolinda, que interagiu com o público nos três dias do evento”, reforça Rose.