Com palestra da ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, será aberta nesta quinta-feira, a partir das 18h30, no Cine Teatro Fênix a X Conferência Municipal de Assistência Social. O tema da conferência, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e que prosseguirá na sexta-feira, é“Consolidar o SUAS (Sistema Único da Assistência Social) de vez rumo a 2026” e o lema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Conforme a secretária municipal de Assistência Social e presidente do conselho, Márcia Regina de Sousa, a conferência terá dois momentos. “O primeiro acontece no Cine Teatro Fênix com a palestra magna da ex-ministra Márcia Lopes, que é uma das precursoras do SUAS. Depois, a conferência prosseguirá na sexta-feira na Adefiap (Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana e Região), no período das 8 às 17 horas, quando será feita a discussão dos eixos norteadores, levantadas as propostas e escolhidos os delegados que participarão da conferência regional”, detalha a secretária.
De acordo com ela, a temática principal da conferência foi dividida em subtemas que são o pacto federativo e a consolidação do SUAS, o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática e o enfrentamento das situações de desproteção social e cobertura de serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda.
A secretária afirma que a conferência será uma oportunidade para fazer uma avaliação do sistema, abrangendo as conquistas, modificações e avanços que ainda serão necessários. “Para efeito de liberação de recursos federais o sistema foi ordenado em pisos de média e alta complexidade, enquanto os serviços foram ordenados em dois tipos: de proteção básica e de proteção especial”, exemplifica.
No município de Apucarana, conforme Márcia, os avanços também são sentidos, com a implantação de serviços que não existiam, como o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua e a residência inclusiva para portadores de deficiência. “Também estamos cumprindo com a meta de dotar os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) de sedes próprias e estamos estudando a possibilidade de implantar um CRAS volante para atender a zona rural, proposta que será debatida durante a conferência”, frisa.
Todas as ações desenvolvidas no Município contam pontos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Itens como a estruturação dos CRAS e a manutenção de equipes mínimas nestes espaços, por exemplo, entram num sistema de pontuação e de notas que reverte em recursos para o Município. Quando assumimos, em 2013, os CRAS tinham nota quatro e hoje um deles, o do Jardim América, está se aproximando da nota 10”, cita.
PROGRAMAÇÃO
09/07/2015 (quinta-feira)
18h30: Credenciamento Cine Teatro Fênix
19 Hs: Abertura e composição da mesa
19h30: Hino Nacional- Cantado pelos 20 meninos do Programa Bombeiro Mirim
19H40: Oração – Bênção proferida pelo Pastor Cléverson Junior
fala das autoridades
Palestra Magna com Márcia Lopes/ Tema da Conferência
22:00 Encerramento
10/07 (sexta-feira)
8:00: Leitura e aprovação de Regimento
8:30: Discussão Eixos norteadores
12;00: almoço
13h30; Escolha dos delegados
14hs: Plenária e levantamento das propostas
15 hs: Coffe break
16 hs Encerramento
Currículo da Palestrante (Márcia Lopes):
Márcia Lopes é Assistente Social, tem Especialização na área da Criança e Adolescente pela PUC/SP e Mestrado em Serviço Social pela PUC/SP. Foi Docente do Curso de Serviço Social da UEL por mais de 30 anos, onde se aposentou. Ministra Cursos de Pós-Graduação Latu Sensu, nas áreas de Administração Pública, Gestão de Políticas Sociais e Políticas Setoriais. Foi Secretária Municipal de Assistência Social de Londrina, de 1993 a 1996 e Conselheira de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente nos três níveis de gestão. Foi Vereadora em Londrina de 2000 a 2004. Foi Secretária Nacional de Assistência Social do MDS em 2004 e Secretária Executiva do MDS, de 2005 à 2007. Presidiu a Rede de Pobreza e Proteção Social dos países da América Latina e Caribe, pelo BID, em 2007. Foi Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 2010. Foi Docente e Assessora Especial na Pró-Reitoria de Planejamento da UEL em 2011. Atualmente, é sócia-proprietária da empresa de consultoria em Políticas e Projetos Sociais – LOPES & RIZZOTTI e Consultora Nacional e Internacional na área de Políticas Públicas e Gestão, por organismos internacionais do sistema ONU e União Europeia.