Ao longo desta semana comemorativa ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, centenas de alunos de escolas da rede pública e privada escolheram o viveiro de mudas da Prefeitura de Apucarana para a promoção de atividades pedagógicas extraclasse na área de educação ambiental. Nesta terça-feira (03/06), o espaço recebeu alunos da Escola Municipal Augusto Weyand.
Monitorada pela diretora Telma Mara da Silva e pela coordenadora Tânia Cristina Stefani, a visita do grupo de estudantes foi conduzida pelo secretário da Agricultura, João Carmo da Fonseca, pelo coordenador do viveiro municipal, Antônio Ciesilski e pelo técnico agrícola da prefeitura, Sérgio Bobig, que percorreram os principais canteiros e repassaram informações sobre o cultivo, propriedades e destinação de cada uma das plantas em produção. “As crianças de hoje não são como as de gerações anteriores. Ficam mais em casa, na frente do computador, do celular, da televisão, têm pouco contato com a natureza. Por isto fica aqui uma recomendação aos pais, para que façam mais atividades com seus filhos, visitem nossos parques, nosso bosque e viveiro municipal para mostrar o quanto é bonita nossa natureza”, comentou o secretário da Agricultura.
Ele dividiu, contudo, esta responsabilidade de interação com o meio ambiente. “A sociedade de um modo geral é responsável para que a criança se desenvolva nos dias de hoje. Já teve escola onde perguntei de onde vem o leite, e alguns alunos ainda achavam que vinha da caixinha do supermercado. Por isto parabenizo a iniciativa das escolas em fazer esta atividade de campo com os alunos. Esta é uma forma didática muito importante para motivar a reciclagem, a preservação”, exemplificou Fonseca.
A visita ao viveiro durou cerca de uma hora e meia. “Gostei muito de todas as plantas que vimos aqui, da cerejeira, do coqueiro. Prestei a atenção em tudo que foi dito e aprendi que a citronela é importante no combate à dengue e que na cidade não devemos plantar árvores gigantes pois podem pegar nos fios de luz ou cair sobre as pessoas e carros. O momento mais legal foi quando avistamos um casal de tucanos comendo sementes de côco”, disse o aluno Alessandro de Rezende. Já a aluna Giovana Rocha Oziri Leite, destacou a visão preservacionista. “Conheci bastantes plantas diferentes e que muitas árvores não podem ser cortadas, como as que protegem os rios. Se não cuidarmos mais do meio ambiente, a vida do homem vai ficar cada vez mais difícil”, pontuou.
A diretora da escola, professora Telma Mara da Silva, salientou que a visita ao viveiro da prefeitura foi uma das várias atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente. “Dentre as diversas ações de educação ambiental, nossos alunos também estão realizando nesta semana confecção de sabão com reutilização de óleo de cozinha, produção de adubo orgânico através do processo de compostagem com resíduos da alimentação escolar, e confecção de mascotes da copa (alunos e familiares) com materiais recicláveis”, comunica a educadora.
O melhor mascote será conhecido dia 11, às 14 horas, na escola Augusto Weyand, através de votação de um júri especialmente constituído para a ocasião. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3425-8781.