Os alunos do 3º ano de todas as escolas municipais vão percorrer, nesse mês de outubro. os principais pontos turísticos de Apucarana. A atividade faz parte de projeto, desenvolvido pela Fundação Cultural e de Turismo (Funcap) em parceria com a Autarquia de Educação (AME), que visa proporcionar aos estudantes a chance de conhecerem melhor a própria cidade, descortinando sua história e detalhes que escapam aos olhos no dia a dia.
Ao todo, cerca de 1.300 alunos participarão dos passeios, acompanhados de seus professores, das turismólogas da Funcap e da coordenadora pedagógica da AME, Gislaine Andrade Ockner. Entre outros lugares, eles visitarão os parques da Raposa, da Redenção, dos 70 anos, Jaboti e Parque das Aves.
A diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, explica que o currículo escolar do 3º ano do Ensino Fundamental, estruturado em 2014, prevê os conteúdos de história e geografia do município. “Nesse sentido, os passeios vão permitir aos alunos vivenciarem aquilo que estão aprendendo em sala”, afirmou.
A primeira instituição contemplada foi a Escola Luiz Carlos Prestes, situada no Jardim América. A professora regente da turma, Geni dos Santos Lemes, reforça a importância do projeto. “A maior parte dos meus alunos só conhece o entorno da escola e o próprio bairro. Eu costumo levar fotos e textos sobre a cidade para trabalhar em sala, mas ainda é muito abstrato. Com certeza, o passeio ampliará os horizontes deles”, disse.
Ela ainda explicou que, após a visitação, cada aluno escolherá o ponto turístico que mais lhe agradou e fará uma redação descritiva e um desenho sobre ele. “Os trabalhos, depois, ficarão expostos para toda a escola”, detalhou Geni.
Perguntados sobre qual local escreveriam, boa parte dos alunos da Escola Luiz Carlos Prestes elegeu o Parque das Aves. “Porque lá tem muitos bichos legais, alguns que voam e outros não”, justificou o estudante Erik Santos da Silva.
Além do 3º ano do ensino fundamental, outras turmas também vêm sendo beneficiadas com atividades extraclasses. “Os alunos do 4º ano visitaram recentemente o Museu do Café e os do 5º, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec). Durante a semana do trânsito, as crianças do 1º ano ainda estiveram no 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BIM) e os do 2º farão visitas à zona rural e urbana do município”, completou a superintendente geral da AME, professora Neuzeli Lima.