A rede municipal de ensino está mobilizada para acabar com o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Nesta quinta-feira (07/04), os alunos e professores das 37 escolas e 23 CMEIs apucaranenses devem sair em passeata pelas ruas de seus bairros a fim de distribuir panfletos informativos do problema à comunidade.

A iniciativa faz parte do projeto Sementes do Futuro, que foi criado pela Autarquia Municipal de Educação com o intuito de promover a conscientização das crianças e seus familiares acerca de temas ambientais que estão em evidência na sociedade.

“No ano passado o projeto abordou questões como a importância da preservação dos recursos hídricos, da reciclagem do lixo e de uma alimentação saudável, incentivando inclusive e o plantio de hortas e jardins nas residências dos alunos. Mas em 2016, devido à situação crítica por que o país passa com o aumento dos casos de microcefalia, resolvemos focar os trabalhos no combate ao mosquito Aedes aegypti,” explicou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

Desde o início do ano letivo, os mais de onze mil alunos da rede já assistiram a palestras e participaram de rodas de conversa sobre o tema, promovidas em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde e o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, e foram incentivados a produzir cartazes e maquetes, a plantar sementes de Crotalária e a identificar possíveis focos do mosquito no ambiente escolar.

“Agora que as crianças já aprenderam sobre a gravidade das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e as ações necessárias para combater o vetor, é o momento ideal de levarmos os alunos para a comunidade, a fim de que eles dividam essas informações e tornem-se multiplicadoras do conhecimento,” disse Marli.

Nesta quinta-feira, 36 mil panfletos deverão ser entregues à comunidade apucaranense pelos estudantes do Maternal III ao 5º Ano do Ensino Fundamental. O informativo traz os principais sintomas da dengue, zika vírus e febre chikungunya, o ciclo de vida do mosquito transmissor e as principais formas de prevenção.

Com a presença do prefeito Beto Preto e da secretária Marli Fernandes, uma blitz educativa ainda está prevista, a partir das 9 horas da manhã, na Rua Ítalo Ado Fontanini, 486, em frente à Escola Municipal João Antonio Braga Côrtes. Na ocasião, as autoridades farão o atendimento à imprensa.

Publicações Recomendadas