O município de Apucarana foi destaque no concurso Agrinho 2014, fase regional, por meio de projetos desenvolvidos nas escolas municipais José de Alencar, no distrito de Vila Reis, Padre Antônio Vieira, em Correia de Freitas, e Dr. Edson Giacomini, no Núcleo Afonso Alves de Camargo.

O concurso Agrinho é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), em parceria com o Sistema FAEP e o governo do Estado. Anualmente, ele envolve aproximadamente 1,5 milhão de estudantes de todos os municípios do Paraná, que competem nas categorias desenho (Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental) e redação (2º ao 9º ano do Ensino Fundamental).

Em 2014, as escolas municipais de Apucarana participaram apenas na última categoria, com textos em prosa ou verso. O tema proposto nesta edição foi “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”.

Cada instituição de ensino pôde inscrever o trabalho de apenas um aluno para representá-la no concurso e a seleção das melhores redações está acontecendo em duas fases, sendo que a primeira é regional e a última, estadual.

Na primeira etapa da competição, Apucarana sobressaiu-se entre os municípios da regional de Londrina e conquistou três primeiros lugares. A aluna Joana Beatriz Gonçalves, da Escola Municipal José de Alencar, foi classificada com a redação “O campo e a cidade” entre os estudantes do 2º ano. Já o estudante Carlos Daniel dos Santos, da Escola Municipal Padre Antonio Vieira, compôs o texto “A vida no campo e na cidade” e destacou-se entre os inscritos do 3º ano, enquanto que a aluna Isabelle Maria Okner da Silva alcançou a primeira colocação entre os participantes do 5º ano, com o trabalho “Um mundo melhor”.

A diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação, professora Marli Regina Fernandes da Silva, parabeniza aos alunos e também às professoras que orientaram as produções dos textos: Cláudia Aparecida dos Reis Sasso, Priscila Viviane dos Santos Barbosa e Cláudia Regina Spolador Bento.

Os autores das redações classificadas, por ano escolar, em cada uma das 11 regiões do Paraná, e seus respectivos professores receberão como prêmio um tablet. A fase final ainda está em andamento e o resultado deverá ser divulgado nos próximos dias.

Publicações Recomendadas