Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, localizada na Vila Santa Rosa, promoveram uma grande limpeza no entorno do Lago Jaboti. O mutirão foi sugerido às crianças por meio do projeto de conscientização ambiental “Água é Vida” e executado na tarde da última sexta-feira (26/06).
De acordo com a diretora escolar, Simone Vivan, a iniciativa envolveu 42 estudantes e o Lago Jaboti foi escolhido por se tratar de um cartão postal da cidade. “Esse é um local onde as famílias apucaranenses se encontram, seja para a realização de um piquenique com os filhos no domingo ou para exercitarem-se na pista de caminhada nos finais de tarde”, disse.
O objetivo do projeto “Água é Vida”, que envolve também outras turmas da escola, é sensibilizar os alunos sobre a importância da água para a manutenção da vida e ajudar os mesmos a identificarem as causas e consequências da poluição e do desperdício dos recursos hídricos. A concepção da proposta é da professora Sandra Cristina Manchini, que conta com o apoio da coordenadora Adalgisa Marzagão Orathes.
A diretora Simone ainda comenta que as crianças encontraram diversos tipos de lixo espalhados ao redor do lago. “Mas as latinhas de cerveja e de refrigerante sobressaíram-se. Tudo o que foi recolhido será agora repassado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que dê destinação correta aos resíduos”, complementou.
A proposta “Água é Vida”, por sua vez, faz parte de um projeto maior, intitulado “Sementes do Futuro”, que é coordenado pela professora Neuzeli Lima e vem sendo desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação nas 37 escolas e 22 centros de educação infantil de sua rede, com o intuito de estimular a consciência ambiental de toda a comunidade escolar.
“Entre as ações realizadas até o momento, destacamos a ida das coordenadoras à estação de tratamento de água e ao aterro sanitário local, como parte da formação continuada ofertada aos educadores, a visita dos alunos do 5º ano ao ônibus EcoExpresso Sanepar e a participação das crianças do 1º ano em palestras sobre a correta separação do lixo reciclável”, detalha a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.
Ela chama atenção também para um Simulador de Consumo de Água que foi arquitetado pela equipe da AME e será utilizado para trabalhar o uso sustentável do líquido junto aos alunos. “O instrumento foi construído a partir de um galão plástico transparente, um chuveiro e uma torneira. Com ele, os alunos poderão medir precisamente o quanto de água gastam em ações cotidianas como escovar os dentes com a torneira aberta ou tomar um banho de vinte minutos”, detalhou.
E para o segundo semestre, o projeto “Sementes do Futuro” ainda prevê que os envolvidos construam hortas de temperos, de plantas medicinais e hortaliças, pomares e jardins em todas as unidades de ensino.
Os resultados de ambos os projetos já começam a ser notados nas falas dos alunos. “Foi muito legal o mutirão, nós limpamos o Lago Jaboti e colocamos placas orientando as pessoas sobre a preservação do meio ambiente”, disse Arthur de Azevedo Vialli, do 5º ano B, enquanto que Giovana Ferreira, do 5º ano A, completa afirmando que “a iniciativa é importante porque nós gostamos de parques limpos para brincarmos e nos divertirmos com os amigos.”