A Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia de Educação (AME), está investindo na segurança dos servidores das escolas e dos centros municipais de educação infantil. Com investimento total de R$ 55.640,40, foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs) para cerca de 150 merendeiras.
O prefeito Beto Preto realizou a entrega simbólica dos materiais, na manhã desta quarta-feira (17/09), em seu gabinete. O evento contou ainda com a participação da diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, das nutricionistas da merenda escolar, Laryssa Kapasi e Jaqueline de Oliveira, e de representantes da categoria beneficiada.
Cada merendeira receberá um kit de EPIs contendo aventais, toucas para cabelo, luvas de borracha, luvas para altas temperaturas, creme protetor contra agentes químicos e uniformes industriais (calças, camisas e sapatos antiderrapantes). Os produtos já começaram a chegar às unidades escolares.
A medida visa cumprir os padrões exigidos pela legislação da alimentação escolar e garantir a qualidade da merenda. “O uso de uniformes na cor clara está previsto em lei por serem mais higiênicos”, explicou a nutricionista Jaqueline. “A sua correta utilização também reduz a possibilidade de contaminação dos alimentos”, completou Larissa.
Além de melhorarem as condições de higiene durante o preparo da merenda, os EPIs ainda contribuem para a segurança e preservação da saúde das servidoras. “O trabalho das merendeiras é essencial dentro do contexto escolar, por isso, mais do que cumprir uma lei, nós queremos valorizá-las”, disse a professora Marli.
No mesmo lote, a AME também adquiriu dez cinturões de proteção abdominal e lombar a serem usados por servidores que realizam o carregamento e transporte da merenda escolar. “São funcionários que executam serviços pesados, com levantamento de peso e movimentação intensa da coluna. Os coletes garantirão o conforto e a segurança necessários, prevenindo dores e lombalgias”, esclareceu Marli.