Seis dias após dar ordem de serviço para a construção de uma nova pista de caminhada e corrida, o prefeito Beto Preto autorizou nesta quinta-feira (21/01), em ato no gabinete municipal, a abertura de processo licitatório visando a contratação de empresa especializada em iluminação para a instalação de postes em todo o entorno do Parque Municipal Jaboti. O investimento máximo previsto é de R$148 mil.
A vencedora do processo, que deve ser conhecida dentro de um mês, também será responsável pela instalação de 13 aeradores chafariz que serão instalados no lago. “As obras não param em Apucarana pois tudo é planejado para que aconteça no tempo certo. A iluminação que estamos autorizando a contratação agora vai acompanhar todo o trajeto da nova pista e deixar o parque atrativo para visitação também no período da noite”, destacou o prefeito Beto Preto, que no ato esteve acompanhado do secretário de Obras, Herivelto Moreno, e do vereador Luiz Magalhães.
O projeto, executado pelo próprio município, prevê a instalação de 130 postes de 5 metros de altura e lâmpadas de 100 watts vapor metálico. “É uma obra de execução relativamente rápida. A área a ser coberta é de cerca de 2 mil metros, onde um poste será instalado a cada 30 metros, propiciando uma iluminação eficiente em trecho que inicia na Acea e contorna todo o parque até a divisa com o fórum eleitoral”, esclarece o secretário Herivelto.
Já os 13 aeradores chafariz que serão instalados no lago foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com recursos oriundos de uma multa ambiental aplicada no ano passado a uma empresa flagrada poluindo o local. “Além de um aspecto visual muito bonito através do chafariz, que ficará jogando água para cima, esses equipamentos vão contribuir para oxigenar a água do Lago Jaboti, que infelizmente sofre com problemas, como o despejo de esgoto clandestino, e outras fontes poluidoras. Será mais uma obra moderna, que contribui para revitalizar o nosso cartão postal, deixando-o cada vez melhor e atrativo para os apucaranenses e visitantes de outras cidades”, conclui o prefeito Beto Preto.
Pista – Autorizada no último dia 15, a construção da nova pista de caminhada e corrida no entorno do Parque Municipal Jaboti deve ser iniciada nesta segunda-feira. Reivindicação antiga dos frequentadores do local, que devido ao estado do trajeto hoje preferem circular pela rua, serão dois quilômetros de extensão por dois metros de largura, com investimento de R$ 132 mil. O material utilizado será concreto polido, mais resistente e adequado. A empresa responsável é a Pires & Pires – Construções e Empreendimentos LTDA – ME, de Apucarana, que tem 90 dias para concluir o serviço.