A Secretaria Municipal da Agricultura promove na próxima terça-feira (04/11), às 8h30, no salão nobre da Prefeitura, um encontro com produtores de frango de corte. Os participantes serão recepcionados com um café da manhã e, na sequência, debaterão a situação da avicultura no município. Entre os assuntos que serão abordados, estão incentivos oferecidos pelo município para a melhoria em carreadores e a execução de terraplenagem.

Durante o evento, será também feita a apresentação da Associação dos Avicultores do Norte do Paraná (Avinorte), cuja sede fica em Londrina, e discutida a possibilidade de instalação de um escritório em Apucarana. “Atualmente o valor bruto da produção agropecuária no Município é de R$ 242 milhões e aproveitaremos o encontro também para repassar orientações sobre o preenchimento e a importância da emissão da Nota Fiscal do Produtor”, afirma o prefeito de Apucarana, Beto Preto, que deverá participar do evento.

De acordo com Beto Preto, o Município criou incentivos, por meio de lei, que garantem o acesso subsidiado a serviços de terraplenagem para a construção de granjas e melhorias em carreadores. “Os custos serão compartilhados com o município, que vai arcar com os valores referentes à hora/máquina. O trabalho será realizado por uma empreiteira licitada pela prefeitura e, ao produtor rural, incidirão os custos com o combustível, o que corresponde a cerca de 40% do total da empreita”, explica Beto Preto.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, existem 96 produtores de frango de corte, 133 barracões aviários e seis empresas integradas. “São aproximadamente 17 milhões de aves alojadas e abatidas durante o ano agrícola, o que representa em torno de 30% do valor da produção agropecuária no Município”, informa Fonseca.

O objetivo do encontro é fortalecer a avicultura e fomentar a atividade. Neste contexto, ganha força a possibilidade de trazer para Apucarana um braço da Avinorte. “É muito importante para resolver assuntos de interesse comum dos produtores, como política de preços, aquisição de insumos, assistência técnica e comercialização”, cita.

Publicações Recomendadas