Cerca de 500 mulheres participaram nesta quinta-feira (11/09), na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), do 21º Encontro da Mulher Rural. Uma promoção do Governo do Paraná, através da Seab e Emater, o evento contou com apoio da Prefeitura de Apucarana, por intermédio da Secretaria da Agricultura e do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural. Com foco na geração de renda e desenvolvimento, as ações envolveram palestra, entrevista informativa, teatro, apresentação artística, show de prêmios, homenagens, distribuição de mudas de árvores e uma pequena feira da agricultura familiar.
Na abertura do encontro, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), saudou as comitivas que vieram de 15 municípios da região, entre os quais Califórnia, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Rio Bom, Cambira, Novo Itacolomi, Bom Sucesso, Jandaia do Sul, Marumbi, Kaloré, Lidianópolis, Sabáudia, Rolândia, Arapongas e Apucarana. “Seja no campo ou na cidade, a mulher está cada vez mais à frente do núcleo familiar. Vemos isso aqui em Apucarana no Programa Minha Casa Minha Vida, onde 90% das casas são registradas no nome da mulher”, observa.
Para Beto Preto, o meio rural e o urbano precisam se desenvolver no mesmo ritmo. “Não podemos criar mundos diferentes e, com o avanço tecnológico, é necessário que a população rural se integre cada vez mais com a informação. Eventos como esse encontro são uma oportunidade de levar o conhecimento e uma demonstração da capacidade de mobilização das pessoas”, frisa.
Beto Preto afirma ainda que o Município está atuando para ampliar as oportunidades no campo. “Apucarana tem 2.100 propriedades rurais, das quais 1.800 são de agricultores familiares. Lançamos recentemente o Programa Terra Forte – que distribui calcário, fosfato e mudas frutíferas – e recebemos a adesão de cerca de 200 pequenos produtores. Precisamos avançar mais e aproveitar as oportunidades para mudar a realidade da propriedade rural”, avalia.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura, João Carmo da Fonseca, as mulheres estão cada vez mais dividindo as tarefas com os homens. “A mulher está atuando como co-participante da gestão da propriedade e em muitos casos assumindo a condução de algumas atividades, mostrando-se empreendedora e participando do cooperativismo”, assinala.
A extensionista da Emater e organizadora do encontro, Jandira Valmórbida, afirma que as mulheres rurais tradicionalmente desempenharam papéis ligados aos afazeres domésticos e de auto-subsistência não remunerada. “Elas estão incomodadas com isso e buscam uma evolução nas atividades, com novos desafios e com um olhar no mundo dos negócios. As mulheres querem colocar em prática seus potenciais, capacidades e talentos, fazendo da tecnologia uma aliada”, pontua.
Entre as atividades de destaque estiveram a palestra “O Caminho para o Sucesso”, com Roberjan Rossini, a entrevista “Informação na Medida Certa” e o teatro “Da Vassoura à Calculadora”. O evento contou ainda com almoço servido no local, apresentação artística, show de prêmios (bingo para as mulheres) e homenagens. A Secretaria Municipal da Agricultura também levou até a Acea cerca de 200 mudas para distribuição, entre as quais palmeiras, cerejeiras, aroeiras salsa e oitis.
PRESENÇAS – Estiveram ainda na abertura do evento, Estevão Cilião, chefe do núcleo regional da Seab, Antônio Kenji, gerente regional da Emater, Geraldo Maronezi, gerente local da Emater, José Idílio Machado dos Santos, representando o programa Pró-Rural, Erinaldo Barbosa da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana, Denise Canesin Moisés Machado, secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Marli Regina Fernandes da Silva, diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME) e MariaAgarBorba Ferreira, diretora-presidente da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap). O 21º Encontro da Mulher Rural conta ainda com o apoio da Belagrícola, Kowalski, Cocamar e Banco do Brasil.