A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, através do Projeto Economia Solidária e Protagonismo Feminino e da Rede de Mulheres Solidárias, realiza amanhã (18/11), às 19 horas, na Câmara Municipal de Apucarana, a 1ª Audiência Pública de Economia Solidária.
O objetivo é dar início à criação do Fórum Permanente de Economia Solidária de Apucarana, que será formado por representantes de entidades da sociedade civil organizada, empreendimentos de economia solidária e do poder público municipal. Durante o evento também será feita uma apresentação do Plano Nacional de Economia Solidária, para posterior criação da Lei Municipal de Economia Solidária em Apucarana.
Rede de Mulheres Solidárias conta atualmente com 153 mulheres. O Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino tem como objetivo principal criar possibilidades de trabalho e renda, capacitando grupo de mulheres na construção de um processo de autonomia e empoderamento feminino.
O município possui duas unidades públicas de comercialização da Rede de Mulheres Solidárias, sendo a Unidade I localizada à rua Dr. Oswaldo Cruz, 432 – Centro, e a Unidade II no Museu do Café no Distrito do Pirapó, onde iniciou-se um trabalho com o objetivo de integrar a mulher rural ao projeto. Nestes locais as mulheres expõem e comercializam suas produções artesanais nas áreas de Gastronomia, Artesanato, Artes Manuais, Saboaria, Confecções, Marcenaria, Plantas Medicinais e Ornamentais e Beleza e Estética.
Com os trabalhos iniciados há cerca de 1 ano e 8 meses, o Projeto Economia Solidária é realizado com participação de consultores especializados do Grupo Colmeia.