Além do plantio de cerca de 100 mudas em conjuntos residenciais, o Dia do Meio Ambiente foi marcado pelo anúncio de uma ação que visa ampliar a arborização em Apucarana. A partir da semana que vem, proprietários de imóveis cuja testada não possui arborização serão notificados a fazer o plantio. Medida está amparada na Lei 23/2014, sendo um dos instrumentos do Plano de Arborização de Apucarana.

O anúncio foi feito por Éwerton Pires, secretário municipal de Meio Ambiente, durante plantio de mudas no Residencial Orlando Bacarin e na Colônia de Novos Produtores, feito em parceria com estudantes do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos. “Os residenciais foram entregues com arborização e fizemos a reposição onde elas não se desenvolveram, por falta de manejo correto ou por atos de vandalismo. Foram plantadas espécies adequadas para a arborização urbana, como quaresmeira, manacá da serra, oiti e resedá, entre outras”, cita Pires.

De acordo com o secretário, a Lei 23/2014 disciplina o plantio, replantio, poda e a supressão de árvores no perímetro urbano. “Vamos iniciar a notificação por aquelas pessoas que fizeram pedidos de abate e que foram autorizados, concedendo o prazo de 30 dias para que seja feito o plantio”, esclarece, salientando que a Secretaria fornecerá um manual com a relação das espécies adequadas, local para obtenção das mudas e forma de manejo.

Pires estima que existem cerca de 10 mil imóveis sem arborização em Apucarana e conclama os proprietários a providenciarem o plantio o quanto antes, sem esperar pela notificação. “As mudas serão fornecidas pelo Viveiro Municipal e, caso não esteja disponível a espécie desejada, a pessoa pode comprar a que desejar, desde que conste da relação de espécies adequadas”, pontua.

O secretário reforça que o objetivo da medida é completar o acervo de árvores, adequando a arborização a questões técnicas e ambientais. “Queremos cumprir as funções ambientais sem colocar em risco a segurança das pessoas, o trânsito e as redes aéreas e subterrâneas”, finaliza.

Publicações Recomendadas