A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) informa, através de nota técnica divulgada na última segunda-feira (27) um aumento expressivo de casos de infecções respiratórias em crianças, principalmente as menores de 5 anos. O documento considera também o crescimento de internações não só de crianças, mas como também de adultos por síndromes respiratórias grave.

A Sesa manifesta ainda a preocupação com o possível agravamento do quadro em conseqüência do início das estações do ano de temperaturas mais baixas. De acordo com o pediatra Luiz Carlos Busnardo, que faz parte da equipe médica do Centro Infantil de Apucarana, foi registrado nas últimas semanas um aumento de 80% nos casos de doenças respiratórios entre crianças, tanto da rede pública como privada.

Nos meses de janeiro e fevereiro o número de atendimento no Centro Infantil estava em torno de 95 a 120 ao dia. Neste mês de março a média diária está entre 220 a 260.

Busnardo explica que essa situação de saúde se repete toda vez que há uma mudança de estação do ano, principalmente do verão para outono e inverno, acarretando queda de temperatura e maior incidência de chuva. “Também coincide com o período em que as crianças voltam para as creches e escolas. A soma destes dois fatores resulta num surto de proliferação de vírus, facilitando a ocorrência de doenças bacterianas graves, como pneumonia, rinossinusite, infecção de ouvido entre outras. Esse é um processo anual”, afirma Busnardo.

O superintendente da Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde, Odarlone Orente, orienta a população a adotar seguintes medidas preventivas para evitar as doenças respiratórias:

– Hidratação

– Alimentação saudável (frutas e verduras incluídas )

– Evitar aglomeração

– Manter arejado os espaços

– MANTER VACINAÇÃO EM DIA

– Uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios

 

Publicações Recomendadas