A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), criada em 2004 como um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), completará no dia 5 de novembro 10 anos de existência. Várias atividades serão desenvolvidas pela Igreja Católica, através da Diocese de Apucarana, para marcar a data, entre as quais estão uma via sacra no Parque da Redenção e uma missa celebrada pelo bispo dom Celso Antônio Marchiori. A programação foi divulgada nesta quarta-feira (03/09) em entrevista coletiva, no Cine Teatro Fênix, concedida por coordenadores e líderes da pastoral.

De acordo com Alexsandra Pedroso, coordenadora diocesana da PPI, a principal missão da pastoral é acompanhar pessoas idosas no domicílio, visitando-as mensalmente e acompanhando alguns indicadores. “Cada líder capacitado acompanha por mês entre 10 e 12 pessoas idosas, verificando indicadores como a prática de atividades físicas, ingestão de líquidos, vacinação contra gripe e pneumonia, prevenção de quedas, incontinência urinária e encaminhamento aos serviços de saúde”, explica.

A Pastoral da Pessoa Idosa já está presente em 13 das 64 paróquias da Diocese de Apucarana, número que está sendo ampliado. “Atualmente, temos cerca de 400 líderes da pastoral na área de abrangência da Diocese, dos quais 150 são de Apucarana”, informa Alexsandra, observando que é um trabalho voluntário e cada líder recebe um material para fazer o acompanhamento dos idosos, constituído basicamente pelo Guia do Líder e pelo Caderno do Líder Comunitário.

Para marcar os 10 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, haverá uma via sacra em 14 de setembro, Dia da Exaltação da Santa Cruz, no Parque da Redenção, com início às 15 horas. Ainda fazendo parte das comemorações, está programada uma missa na Paróquia Cristo Profeta, no dia 18 de outubro, que será celebrada pelo bispo dom Celso Antônio Marchiori.

Conforme Mário Felipe, coordenador municipal de turismo religioso, muitas pessoas ainda desconhecem o trabalho desenvolvido pela pastoral e o objetivo é aproveitar as comemorações do 10º aniversário para divulgar a iniciativa. “Além do acompanhamento feito nos domicílios e do cumprimento dos direitos previstos no Estatuto do Idoso, outro objetivo é incentivar essa faixa etária a participar de momentos de oração e confraternização, mobilizando-os para que saiam de casa e se envolvam cada vez mais no convívio social”, pontua Mário Felipe.

Também participaram da entrevista coletiva Regina Aparecida Roveri Ruy, coordenadora da PPI na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, além das líderes comunitárias Alda Terezinha Klumb Scandiuzzi, Benedita Eva Rodrigues, Elisabete Pires Neri e Maria Tereza Ribeiro Ferreira.

Publicações Recomendadas