Nesta quinta-feira (22/05), no dia dedicado à santa, o Santuário de Nossa Rita de Cássia, localizado em Lunardelli, deverá receber cerca de 5 mil fiéis. Entretanto, o movimento no santuário já é grande desde o último final de semana, quando passaram pelo local em torno de 14 mil pessoas. E para esse domingo, a expectativa é de mais 12 mil fiéis, dia em que, além das inúmeras caravanas, está prevista a chegada de um grupo de peregrinos, que vão percorrer a pé um trecho de cerca de 100 quilômetros, entre Apucarana e Lunardelli.
“Como a data caiu no meio da semana, o santuário registra também grande movimento no final de semana anterior e posterior ao dia”, explica o padre Célio Marcos Tarozo, reitor do santuário e que esteve em Apucarana para divulgar a programação. De acordo com o religioso, que concedeu entrevista coletiva à imprensa na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, a programação está sendo divulgadas nos meios de comunicação e nas 65 paróquias que integram a diocese de Apucarana. “Contamos muito com os coordenadores de romaria, que emitem avisos nas missas e nos ajudam na divulgação”, afirma.
No dia dedicado à santa, haverá missa de hora em hora, fechando com uma celebração campal às 19h30, seguida de procissão luminosa e queima de fogos. O bispo da Diocese de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori, participará da programação, celebrando, às 10 horas, uma missa com instituição de eucaristia e crisma de vários adolescentes.
De acordo com o padre Célio, Lunardelli é o município que recebe, na média anual, mais romeiros no estado do Paraná. O santuário existe desde 1994 e a cada ano vem registrando um aumento no número de visitantes. “Desde que cheguei ao santuário, em outubro de 2012, passamos a acompanhar a evolução. Desde então, verificamos um crescimento de mais de 40% no número de romeiros”, frisa, destacando ainda o trabalho social desenvolvido paralelamente à programação religiosa. “Mais de 40 famílias vivem do artesanato e do comércio de produtos religiosos, garantindo uma renda de cerca de R$ 1000 por mês”, observa.
Conforme Mário Felipe, coordenador municipal de turismo religioso, cerca de 40 pessoas iniciam nesta quinta-feira a caminhada em direção a Lunardelli. A chegada dos peregrinos do “Fé na Estrada”, projeto que conta com o apoio da Fundação Cultural de Apucarana, está prevista para domingo, quando se juntarão aos demais romeiros no Santuário de Santa Rita de Cássia. “Além desse grupo, também deverão sair de Apucarana diversas caravanas para participar deste momento de fé e oração em Lunardelli”, completa Mário Felipe.