Os cerca de 10.600 alunos da rede municipal de ensino levaram para as suas casas, nesta sexta-feira (10/10), balas, bombons, pirulitos, cookies, pipocas, gomas, barras de cereais, cremes de amendoim e sucos. As guloseimas foram distribuídas pela Autarquia Municipal de Educação (AME) em alusão ao Dia das Crianças, que será comemorado no próximo domingo. Todos os produtos foram adquiridos por meio de licitação e o investimento total foi de R$ 42.207,26.

A entrega simbólica foi feita, na tarde de hoje, no Centro Municipal de Educação Infantil Luiz Aníbal Matiuzzi, localizado no Núcleo Parigot de Souza, e contou com a presença do prefeito Beto Preto, da primeira-dama Adriana Gonçalves e da diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva.

Os visitantes foram recepcionados pelos alunos e funcionários do CMEI trajados de princesas, bruxas, bailarinas, batmans e homens-aranha e assistiram a um teatro da peça Branca de Neve e os Sete Anões protagonizado pelos pequenos. A coordenadora da instituição, professora Suzelaine Olmelzuk Teixeira da Silva, explicou que a festa a fantasia fez parte de uma série de atividades especiais realizadas na semana da criança.

Já sobre os doces recebidos da AME, ela destacou a variedade e a abundância dos itens. “Estamos muito felizes porque está tudo perfeito. Cada criança recebeu um kit muito cheio de coisas gostosas e diversificadas”, disse Suzelaine. Outras diretoras e coordenadoras, que retiraram as guloseimas para os seus alunos junto ao centro de distribuição da merenda, engrossam o coro ao afirmar que, em administrações passadas, o mais comum era as escolas comprarem doces por conta própria para complementarem o que recebiam da prefeitura.

A diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação, professora Marli Regina Fernandes da Silva, explicou que o grande avanço da educação apucaranense nos dois últimos anos deve-se a três fatores. “Tudo acontece porque há vontade política, a intermediação da AME e o empenho dos professores e servidores”, disse.

Em 2014, outro cuidado foi em relação aos estudantes que possuem restrições alimentares. “Nós temos alunos diabéticos e com intolerância ao glúten e à lactose na rede municipal, que precisam seguir dietas adequadas. Por isso, a pedido do prefeito Beto Preto, fizemos um rastreamento dessas crianças e tivemos autorização para comprar a elas alimentos específicos, de acordo com as necessidades de cada uma”, afirmou a nutricionista Laryssa Kapasi.

Durante toda a semana, a AME também elaborou um cardápio festivo para as unidades escolares, composto de cachorro-quente, maçã do amor, pavê de chocolate, doce de leite e até pipoca colorida. “Nós enviamos para as escolas os ingredientes, as receitas e o cronograma de distribuição das iguarias, para que tudo fosse preparado de modo a agradar o paladar dos alunos e ao mesmo tempo garantir uma alimentação balanceada”, completou a nutricionista Jaqueline de Oliveira.

Além da programação da semana da criança proposta pela AME, as escolas e centros de educação infantil também tiveram liberdade para preparar suas próprias atividades comemorativas, como passeios, piqueniques, brincadeiras e recreações diversas. O prefeito Beto Preto parabenizou a todos os envolvidos na organização. “Que Deus abençoe a vida das nossas crianças e também os professores e funcionários da educação que se empenharam para a realização dessa bonita festa”, concluiu.

Publicações Recomendadas