A mobilização da Agência do Trabalhador de Apucarana dentro da programação do Dia D de inclusão social e profissional das pessoascom deficiência intermediou hoje a primeira entrevista entre 20 interessados em entrar no mercado de trabalho e cinco empresas que se cadastraram para ofertar vagas especiais. “A iniciativa teve resultados positivos diante da possibilidade de contribuirmos para esse processo de inclusão. Tivemos hoje aqui pessoas com deficiência física, visual e auditiva entrevistadas para ocupar uma possível vaga no setor industrial e no comércio. Foram feitos os encaminhamentos e agora resta aguardar se a contratação será efetivada”, diz Lucas Ortiz Leugi, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.

No Dia D de inclusão social e profissional das pessoascom deficiência, comemorado hoje (25), o atendimento na Agência do Trabalhador foi exclusivo para intermediar o acesso das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Visando obter o melhor resultado possível neste processo foram convidadas entidades como a Adefiap, a Apae e o Instituto dos Cegos, além deempresas, para comparecerem nesta sexta-feira na agência.

O Dia D é uma proposta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que idealiza levar a experiência a todos os Estados da Federação. A mobilização, ocorrida pela primeira vez em 2012 no Estado de Mato Grosso, se expandiu para todas as regiões do Brasil, onde são realizadas atividades voltadas ao cumprimento da Lei Federal nº 8.213/91, que determina que empresas com mais de 100 empregados, incluam pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS, no seu quadro de trabalhadores. A data foi celebrada hoje em 20 estados, o Distrito Federal e 30 municípios de todo o país.

Publicações Recomendadas