Depois de concluir o laudo de danos e proceder a devida comunicação à esfera estadual, a Defesa Civil de Apucarana realizou nesta terça-feira (26/01) ações no sentido de restabelecer a normalidade social junto ao Núcleo Habitacional Adriano Correia, em Apucarana. No início da tarde desta segunda-feira, a comunidade foi atingida por um forte vendaval que derrubou muros, árvores e destelhou cerca de 30 residências. No total, foram cedidas aos moradores 188 telhas de fibrocimento de 2,44 metros de 2,5 milímetros, 73 telhas de fibrocimento de 2,44 metros de 5 milímetros, sete telhas de fibrocimento de 1,84 metros de 5 milímetros e 37 telhas/capas de barro.
Moradora de uma das residências mais atingidas, dona Diva Estrassacapa destacou a agilidade do socorro. “Fomos muito bem atendidos desde o primeiro momento. Os bombeiros, os guardas municipais e equipes da secretaria de Serviços Públicos vieram nos socorrer”, relata.
Ela conta que se não fosse a intervenção da Defesa Civil não teria como repor as telhas a curto prazo. “Estou desempregada e a única que renda vem da minha filha, que ganha salário do comércio. Não teria como comprar as telhas. O prejuízo foi muito grande. Ontem, enquanto eles cobriam minha casa com lona, falaram que iam nos atender hoje com este socorro. Muitos não acreditavam, eu confiei e esperei. Estou muito agradecida”, diz. Para reconstruir o telhado da casa, Dona Diva foi beneficiada com 20 telhas de fibrocimento de 2,44 metros com 5 milímetros.
A forte rajada de vento que durou apenas cerca de 10 segundos, de acordo com relato dos moradores, ocorreu por volta das 14h30 desta segunda. Ninguém ficou ferido e os danos de maior monta aconteceram em moradias da Avenida Serra da Mantiqueira, ruas Serra da Prata e Serra da Ortigueira. O desastre localizado, pegando apenas uma faixa do bairro, impressionou e deixou até mesmo as autoridades sem entender direito que tipo de evento ocorreu no local.
Assim que souberam do ocorrido, tanto o prefeito Beto Preto quanto o vice-prefeito Júnior da Femac, cancelaram a agenda de compromissos e foram ao local acompanhar o trabalho da Defesa Civil e prestar solidariedade aos atingidos. Além do apoio das equipes da Defesa Civil, formadas por bombeiros militares, guardas municipais, a população atingida contou com trabalho de diversas secretarias da prefeitura e pessoas da própria comunidade.
Ainda nesta terça-feira, servidores municipais também permaneceram no bairro finalizando o serviço de limpeza das ruas com remoção de galhos, entulhos e poda de algumas árvores que estavam oferecendo risco aos moradores. “O prefeito solicitou a presença ainda mais intensa do poder público neste dia para garantir efetivação de todas as medidas necessárias para diminuir os danos e também o trauma que ficou em muita gente”, assinalou Rodolfo Motta, assessor jurídico da prefeitura e morador do bairro.
Paralelo à ação da Defesa Civil e da administração municipal, ele destacou ainda a solidariedade da população. “Foi impressionante, assim que o evento passou dezenas de pessoas saíram às ruas para ajudar ao próximo”, destacou.