A prefeitura de Apucarana, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na última sexta-feira mais uma formatura de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente para população. Em evento realizado no salão nobre do paço municipal, 108 alunos receberam o certificado de conclusão dos cursos de depilação, manicure, informática, modelagem em biscuit, embalagens decoradas, caixas de presente com material reciclado e costura industrial.
Click e acompanhe esta matéria em áudio
A qualificação profissionalizante, oferecida gratuitamente pela administração municipal em parceria com o SENAC, foi levada à população através das entidades como Comander, Lar São Vicente de Paulo, APAE, Edhucca, Centro da Juventude, Qualificação Total e CRAS 1 e 3. A exemplo da formatura realizada há pouco mais de um mês, dia 16 de abril, com 120 formandos, a entrega de certificados neste final de maio é a resultado prático do pacote de 54 cursos contratados no final do ano passado pela prefeitura e disponibilizados a entidades, num investimento com recursos próprios do município de quase R$ 234 mil.
“A prefeitura tem feito sua parte. Foram mais de mil vagas pelo SENAC só no ano passado. O prefeito Beto Preto encampou a proposta de investir na qualificação da população e tem dado total apoio as partes envolvidas neste processo”, afirmou o técnico em relação com o mercado doSENAC,WillianCaetano.
A atual administração ampliou significativamente o número de cursos profissionalizantes adquiridos com recursos próprios do município. De 2013 até os dias atuais foram 1.680 vagas oferecidas gratuitamente para população. Pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federa, somaram outras 1,1 mil vagas.
“A profissionalização é uma questão que queremos ampliar cada vez mais. É uma necessidade do povo e queremos agradecer as entidades que têm sido nossas parceiras para realização desses cursos. Além da capacidade formativa, o acesso a qualificação tem um aspecto primordial que é elevar a auto-estima dos apucaranenses”, disse Beto Preto.
Depoimentos de formandos deram uma demonstração de como a oportunidade profissionalizante pode contribuir para melhorar a vida de uma pessoa e sua família. A partir do curso de Confecção de Ovos de Páscoa, Roseli Santos de Freitas conseguiu comercializar sua produção não só em Apucarana. “Vendi para Califórnia e Guarapuava. Passada a Páscoa, não só eu, mas também meus filhos e marido estão envolvidos na produção de pirulitos para chá de bebê e principalmente bombons. O resultado comercial tem sido surpreendente”, comemora.
A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, lembra que os cursos vão continuar a ser distribuídos entre as entidades ao longo do ano pela sua pasta, totalizando mais de mil vagas. Maiores informações podem ser obtidas no Centro de Qualificação Total, no Jardim América, ou pelotelefone3426-7241