Foi realizado nesta terça-feira (6), por meio de videoconferência, o lançamento oficial em Apucarana do Programa “Brasil Mais”. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, dirigida no Paraná pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e pelo Senai que, em Apucarana, tem a parceria da prefeitura.

O programa de capacitação de 250 empresários e 500 colaboradores tem como foco ajudar a aumentar em até 20% a produtividade das empresas. Isso através da promoção de melhorias rápidas de baixo custo e alto impacto. O “Mais Brasil” oferece soluções para aperfeiçoar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

O prefeito Junior da Femac destacou a importância do Brasil Mais para Apucarana. “Nós compramos várias cotas do programa, investindo R$ 237 mil, e estamos ofertando a custo zero aos empresários locais e seus principais colaboradores. Trata-se de uma capacitação especial que irá aperfeiçoar a gestão e garantir maior rentabilidade”, explica Junior.

O presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, enalteceu a qualidade do pólo de confecções de Apucarana e sua rápida adaptação na pandemia. “O setor conseguiu rapidamente se adequar, adicionando as máscaras em sua linha de produção, e agora com o Brasil Mais poderá avançar ainda mais”, assinalou.

A empresária Bete Ardigo, do Sivale, agradeceu a prefeitura pela compra e oferta do curso aos empresários locais. “Só do Sivale já tivemos a adesão de 25 empresas. Vamos receber orientações para evitar desperdícios na linha de produção, reduzir custos e garantir melhor produtividade, inclusive com a presença de consultores no chão de fábrica”, comentou Bete Ardigo.

A gerente local do Senai, Márcia Kulka, disse que as primeiras turmas foram abertas na segunda-feira, dia 5, no sistema de Ensino à Distância (EAD). “A partir do dia 12 de julho as aulas serão presenciais e no módulo seguinte, os consultores estarão nas indústrias”, anunciou a gerente do Senai. Ela acrescentou ainda que cada empresário poderá indicar mais dois colaboradores para fazer o curso, que terá duração de dois meses, com 64 horas de mentoria presencial.

Conforme enfatiza Junior da Femac, o curso é de fundamental importância, sobretudo neste momento de pandemia em que o formato dos negócios mudou. O e-commerce alavancou e o marketing ficou diferente com o uso das mídias sociais”, pontua Junior da Femac, lembrando que Apucarana, com a oferta de 750 vagas, tem a maior adesão ao programa no Estado. “Apucarana, desde a sua origem, tem vocação empreendedora. As pessoas vieram aqui para se estabelecer e desenvolver. Essa capacitação é fundamental neste momento de pandemia, para manter viva a chama empreendedora dos apucaranenses”, frisou o prefeito.

Participaram do lançamento online do programa o presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro; o diretor regional do Senai no Paraná, José Antônio Fares; a vice-presidente da FIEP, Carmen Lúcia Isquierdo Martins; e o secretário de indústria e comércio, Édson Estrope. No gabinete municipal, além do prefeito, estiveram presentes Elisabete Ardigo, presidente do Sivale; Márcia Kulka, gerente do Senai em Apucarana; Daniel Cristina Araújo (Senai); Luiz Vilas Boas (diretor) e Dorival Miguel da Silva (coordenador), do Centro de Qualificação Total.

Os interessados em fazer o curso podem fazer as inscrições no Centro de Qualificação Total, através dos telefones 3426-7241 e 99937-3176, ou ainda no Senai de Apucarana.

Publicações Recomendadas