Com 153 inscritos, a prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Ensino Superior, realizou ontem (14), no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) a aula inaugural do cursinho pré-vestibular gratuito. O número de interessados chegou a 300, mas as vagas são limitadas e atende alunos oriundos de escolas públicas e com renda familiar de até quatro salários mínimos.
As aulas seguem até o final do ano, de segunda a sexta-feira, entre 19h10 e 22h40, e são ministradas por 14 professores pós-graduados, mestres e doutores que realizam trabalho voluntário. “Muitos desses professores foram alunos do cursinho e hoje estão retribuindo a oportunidade que tiveram de se preparar gratuitamente para o vestibular”, disse o secretário do Ensino Superior, Fernando José Freitas, destacando a qualidade do ensino oferecido no cursinho pré-vestibular gratuito de Apucarana. “A maioria dos alunos que conclui o cursinho é aprovada em instituições de ensino superior em todo o estado”, complementou.
Além das aulas regulares de segunda a sexta-feira, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ensino Superior e a Unespar/Fecea vai possibilitar que acadêmicos do curso de Letras universidade ministrem, aos sábados, aulas de reforço em redação e gramática no cursinho da prefeitura. Representando o prefeito Beto Preto na aula inaugural, o vice-prefeito Junior da Femac fez um discurso motivador definindo o estudo como uma ‘porta aberta’ para se chegar às conquistas e realizações sonhadas por cada um. “Parabenizo cada um de vocês pela decisão de fazer esse cursinho, já reconhecido pela qualidade de ensino que oferece”, destacou.