Pelo segundo ano consecutivo, o programa Sesi Cozinha Brasil está em Apucarana. Ancorado no Centro de Qualificação Total da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, em uma parceria com a prefeitura, as atividades do curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos e Alimentação Saudável tiveram início nesta segunda e seguem até quinta-feira (14/08) com turmas pela manhã, tarde e noite.
Click nos links de áudio acima
A aula inaugural contou com a presença do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), da vereadora Aurita Bertoli, da secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado, da coordenadora do Centro de Oficina da Mulher, Mara Nicolau, e das nutricionistas do Cozinha Brasil, Luciana Batista e Rosalva Almeida. “Educação alimentar e nutricional é algo muito importante, que deve ser levado muito a sério pelas pessoas, sobretudo no ritmo de vida que vivemos hoje. Este projeto do Sesi é extremamente relevante e tem contribuído para levar qualidade de vida a muita gente neste país. Parabéns a todos os envolvidos”, disse Júnior da Femac, que no ato representou o prefeito Beto Preto (PT).
As bandeiras da promoção da profissionalização da mulher e do bem estar da família foram destacadas pela secretária Denise. “O Sesi Cozinha Brasil é um projeto muito especial, que foi um sucesso aqui na cidade no ano passado, contribuindo para que muita gente mudasse hábitos alimentares e que ensina as famílias a terem acesso a receitas para preparação de uma alimentação de alto valor nutritivo e baixo custo. Para nós é uma satisfação muito grande, ter a oportunidade de receber o programa novamente”, disse Denise. Ela informa que ainda há vagas disponíveis para turmas matutinas. “Interessados, entretanto, antes de comparecerem pessoalmente, devem entrar em contato telefônico com o centro de oficinas para ver a disponibilidade”, orienta.
As aulas do programa acontecem em uma cozinha didática adaptada em um veículo do Sesi e o conteúdo traz informações e técnicas quanto ao uso adequado e em sua totalidade, de alimentos como legumes, frutas e verduras. “O nosso curso não se trata de culinária, nem mesmo de reaproveitamento, mas de aproveitamento integral dos alimentos. Transmitimos a ideia e fazemos as pessoas pensarem, por exemplo, que ao comprar uma banana o mercado não vai descontar a casca, então, porque não comê-la e aproveitar o seu valor nutritivo. O que objetivamos é voltar a chamar a atenção das pessoas e relembrar o preparado e aproveitamento ideal dos alimentos que aprenderam com a mãe, com a avó, e se está perdendo ao longo do tempo”, destacou Luciana Batista, nutricionista do programa. Ela informa que as receitas do Sesi Cozinha Brasil constam em apostilas e o valor nutricional foram cientificamente provadas pelo Sesi-SP. “Quem não tiver a oportunidade de participar das turmas nesta semana podem ter acesso a algumas receitas no site do Sesi-PR”, orienta a profissional. O endereço é o http://www.sesipr.org.br/cozinhabrasil.
Interessados em completar as turmas matutinas desta segunda passagem anual consecutiva do Sesi Cozinha Brasil Apucarana podem obter mais informações pelo telefone 3426-9155. Além da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, o evento tem ainda parceria com a Autarquia Municipal de Educação (AME), Unespar, Femac, CNA, Cefas, Hotel Doral e rede gastronômica de Apucarana (La Cantina, Gullas Restaurante, Sabor de Minas, Dr. Goiaba e Espaço Gourmet).