A prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, traz para Apucarana mais uma edição do programa “Cozinha Brasil” desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR). Durante cinco dias, entre 11 e 15 de agosto, o caminhão adaptado em cozinha-escola vai ministrar cursos de culinária com foco na alimentação nutritiva e de baixo custo.
As inscrições de interessados em participar do aprendizado gratuito devem procurar o Centro de Oficinas Mulher Cidadã, no Jardim América. Com 10 horas de carga horária, os cursos serão ministrados nos três períodos. As turmas de manhã vão cumprir o horário de 8h30 as 11h50; da tarde de 13 horas às 18 horas; e da noite de 18h15 as 20h45. Na passagem do “Cozinha Brasil” em 2013 por Apucarana não foi possível atender o número de interessados.
“O número de inscrições é limitado. São apenas 145 vagas”, informa a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin. “É uma valiosa oportunidade. Este projeto percorre o Brasil ensinando a população a usar os alimentos de forma inteligente, evitando desperdícios e aumentando o valor nutritivo das refeições”, destaca o prefeito Beto Preto (PT), que é médico.
Como acontece em todo o país, o SESI promove este curso de educação alimentar e nutricional de forma itinerante. É utilizado um caminhão adaptado com uma cozinha pedagógica projetada. Neste ambiente, nutricionistas ensinam sobre o preparo e consumo de uma alimentação saudável.Um dos princípios básicos do SESI Cozinha Brasil é o aproveitamento integral dos alimentos. Por isso, sempre que possível, utiliza em suas receitas aquilo que normalmente é dispensado, como talos, cascas, ramas, folhas e sementes.
Além de cardápios nutritivos e econômicos, os participantes adquirem conhecimentos sobre o valor nutritivo dos alimentos, planejamento de compras, armazenamento e higiene dos alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, entre outros
Ao final do curso os alunos recebem, gratuitamente, um livro do programa contendo receitas ilustradas passo a passo, bem como o certificado de participação. Maiores informações pelo telefone 3426-9153.