Empresários e instituições ligadas ao Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) iniciaram nesta quarta-feira (11/06) os debates que culminarão, daqui a três meses, num plano de desenvolvimento do setor. A atividade, realizada na sede do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale), contou com a presença de Marcelo Costa, consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

O secretário municipal da Indústria e Comércio, Laércio Costa, conclama os empresários a participarem das discussões, que terão prosseguimento nos próximos dois dias. “Na quinta, devido ao jogo do Brasil pela Copa do Mundo, os debates irão até às 14 horas. Já na sexta-feira, será o dia todo, das 8 às 17 horas e com intervalo para o almoço”, observa.

O projeto do APL de Apucarana foi aprovado em seleção pública para arranjos de economia criativa, realizada em 2013 pelo
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pelo Ministério da Cultura. “Apucarana participa do programa junto com outros 27 arranjos produtivos. É um trabalho que não tem ônus para os empresários, pois todas as despesas com a consultoria estão sendo bancadas pelo Governo Federal”, frisa.

Segundo o consultor da Fundação Vanzolini, o plano de desenvolvimento será construído pelos próprios empresários. “Somos um facilitador, um mediador de ideias e de novos caminhos. O plano tem como objetivo principal a geração de emprego e renda, além de promover a robustez e a competitividade das empresas coligadas ao arranjo”, pontua, salientando que o documento também apontará possíveis parcerias e fontes de recursos. “Faremos uma revisão do panorama local, vendo as necessidades, possibilidades de negócios e eventuais subsídios”, completa.

O consultor explica que estará novamente em Apucarana em julho e depois o plano será apresentado ao
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, sendo posteriormente também incluído no Observatório Brasileiro de APL. Entre os conteúdos que farão parte do plano, estão contextualização e caracterização do APL de Apucarana, desafios e oportunidades, resultados esperados, ações previstas e a descrição de instrumentos para acompanhamento e avaliação, entre outros itens.

Publicações Recomendadas