Representantes da empreiteira Onça Construções Ltda, de Cascavel, vencedora do processo de licitação, conheceram nesta quarta-feira (29/04) a área destinada pela prefeitura para edificação do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) de Apucarana. Acompanhados do secretário Municipal de Esportes e Lazer, professor Paulo Aparecido Kisner (Paulão), a vistoria aconteceu logo após a assinatura do contrato, ocorrida no prédio da prefeitura.
A área, de 7 mil metros quadrados, fica junto ao Parque do Japira, no Jardim América, e os recursos para a obra, na ordem de R$4.163.721,93, foram conquistados a fundo perdido pelo prefeito Beto Preto junto ao Ministério do Esporte, do Governo Federal. “O início desta obra é aguardado com muito expectativa por toda a comunidade. O contrato vai agora para homologação junto à superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em Londrina, e a partir de então a empreiteira estará autorizada a iniciar os trabalhos, que devem ser concluídos em um prazo máximo de 210 dias, ou sete meses”, informa o prefeito Beto Preto.
Apucarana foi contemplada com o “Modelo III” de CIE, o maior oferecido pelo Governo Federal dentro do programa. Terá área construída de 3.750 metros quadrados e inclui um ginásio poliesportivo com arquibancada para cerca de 200 pessoas. “O projeto prevê ainda área de apoio para administração, sala de professores e técnicos, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público”, relata professor Paulão, secretário municipal.
O CIE de Apucarana inclui ainda uma pista de atletismo, áreas para arremesso de peso e salto em altura e distância, todos de acordo com o padrão oficial estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo.
O coordenador de gestão da Onça Construções, Juliano de Oliveira, informa que o recrutamento de pessoal para trabalhar na obra terá início em breve. “Manteremos um escritório na cidade para este e outros trâmites. Na semana que vem devemos iniciar os trabalhos, sobretudo para correr atrás das últimas documentações e liberações necessárias para iniciar a construção logo que o contrato for homologado pelo governo”, explica Oliveira, que esteve assessorando a sócia-proprietária da empreiteira, Patrícia Borges, e a engenheira Jucelen Razera.
Morador das imediações, o aposentado Eurípedes Batista Silvério, ficou bastante satisfeito com a confirmação da obra. “Vai ser muito bom para toda a juventude desta região, jardins Trabalhista, Central, América, Ponta Grossa, núcleos João Goulart, Tancredo Neves, enfim, para toda a cidade. A administração municipal está de parabéns por esta conquista que vai valorizar muito este região que precisava muito”, disse.
CIE integra política federal de desenvolvimento do esporte
Concebido pelo Ministério do Esporte no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) tem como meta ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
Com ginásios poliesportivos e outras estruturas, os CIEs podem receber até 13 modalidades olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica. “O CIE de Apucarana deverá estimular ainda a prospecção de talentos e a formação de atletas, além de poder receber competições locais e regionais”, destaca o prefeito Beto Preto.
Dentre algumas modalidades, as instalações do centro de Apucarana poderão propiciar a prática de atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, taekwondo, voleibol, esgrima em cadeira de rodas, voleibol sentado, ginástica rítmica, badminton, levantamento de peso, tênis de mesa, halterofilismo e futebol de salão.