O Conselho Municipal de Habitação de Apucarana se reuniu na manhã desta segunda-feira (26), no salão nobre da prefeitura, para avaliar os cadastros aprovados pelo Banco do Brasil. Das 1.930 famílias inscritas, 1.586 foram habilitadas pela instituição financeira, para participarem do sorteio das 500 unidades do Residencial Solo Sagrado.
Participaram da reunião conselheiros que representam diversas entidades tais como a Federação das Associações de Moradores de Apucarana e Região (FAMMAR), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA), União dos Mutuários e Moradores de Apucarana e Região (UMMAR), Associação de Moradores do Sumatra II, Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (ADEFIAP), Associação dos Idosos de Apucarana (ABIA), Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Obras, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Assuntos Estratégicos, e Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (IDDEPLAN).
Conforme anunciou na reunião a secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, sua equipe passará agora a avaliar a relação de nomes enviada pela entidade financiadora, através do número de identificação social (NIS). O próximo passo será a realização do “trabalho técnico social”, documento que também é exigido pelo banco. “Após estas etapas, o Conselho Municipal de Habitação irá se reunir novamente para deliberar sobre o sorteio das casas”, anunciou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko.
Durante a reunião, o conselho decidiu que será consultado o Banco do Brasil, para que sejam esclarecidos os motivos que resultaram na reprovação de 344 famílias inscritas. A secretária de assistência social explicou que, normalmente, os agentes financeiros investigam a situação patrimonial, renda familiar e eventuais restrições que podem barrar alguns inscritos.
“Vamos remeter um ofício do Conselho Municipal de Habitação ao Banco do Brasil, para saber os motivos da exclusão dessas 344 famílias inscritas, e  se elas ainda poderão participar do processo seletivo das quinhentas unidades do Residencial Solo Sagrado, cuja conclusão de obras está prevista para setembro”, informou Ana Paula Nazarko.
A secretaria destacou a importância das pessoas que sonham em conquistar sua casa própria participarem das reuniões do Conselho Municipal de Habitação, que acontece mensalmente e é aberta ao público. “Todas as novas informações sobre cada etapa do processo até o sorteio das casas, passam pelo conselho. Por isso é importante que as pessoas interessadas participem destas reuniões”, assinalou Ana Paula, acrescentando que a próxima reunião será realizada no dia 20 de março, no Centro Social Urbano, no Parque Bela Vista.
As casas do Residencial Solo Sagrado, estão sendo construídas na zona norte da cidade, próximo ao Clube de Campo Água Azul, pelo Programa Minha Casa Minha Vida (faixa 1), que são destinadas a famílias com renda de até R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais).
Clique e ouça esta matéria
Ana Paula Nazarko- secretária municipal de Assistência Social
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/ana-paula-nazarco-reuniao-conselho-habitacao-26-02-18

Publicações Recomendadas