No dia do Agente Comunitário de Saúde, comemorado nesta sexta-feira (04/10), ocorreu uma confraternização, no salão nobre da Prefeitura. O programa foi implantado em Apucarana em 1998, quando o atual prefeito Beto Preto era o secretário municipal de Saúde. Ao longo dos anos, o número de agentes aumentou de 12 para o atuais 184.

O prefeito de Apucarana – que não esteve presente na confraternização por estar acompanhando a visita da presidente Dilma Roussef, em Campo Mourão – afirma que os agentes de saúde são o elo de ligação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a comunidade. “Tive o privilégio de ter implantado o programa quando fui secretário de saúde e agora, enquanto prefeito, pude recentemente fazer um resgate, concedendo o abono salarial que era uma reivindicação da categoria e que valoriza o trabalho desempenhado pelos agentes”, ressalta.

De acordo com Roberto Kaneta, vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, o trabalho dos agentes contribuiu para a alteração dos perfis epidemiológicos. “Houve um impacto significativo. Verificamos o aumento na cobertura vacinal e a redução da mortalidade materno-infantil, da desnutrição e de mortes por diabetes e hipertensão”, observa.

Lilian Martins Spaciari, superintendente do Estratégia Saúde da Família (ESF), destaca o trabalho preventivo dos agentes e os vínculos firmados com a comunidade. “Eles atuam na atenção primária, em diversos programas da saúde pública, fazendo visitas domiciliares e acompanhando crianças, gestantes, idosos, hipertensos e acamados, entre outros. Os agentes conhecem a realidade dos bairros e das famílias”, frisa, lembrando que em 1998 o programa iniciou com apenas 3 equipes e hoje já são 38.

Publicações Recomendadas