Com mais de 80 pessoas inscritas como delegados com direito a propor suas ideias e votar, a prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), realizou hoje em Apucarana, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a 1ª Conferência Municipal da Cultura. No evento, considerado um marco na área cultural do município, foi criado o Plano Municipal de Cultura e eleito do Conselho Municipal de Cultura.
A concretização destas duas condições é decisiva para consolidação do Sistema Municipal de Cultura criado pelo prefeito Beto Preto, em julho de 2015. A medida tomada em meados do ano passado, agora reforçada com os resultados da conferência, deixa o município em condições de buscar recursos estaduais e federais para incentivar e apoiar atividades culturais e artísticas.
“Esta conferência é mais um marco histórico na construção de um grande projeto para o setor. Os passos futuros para cena cultural de nossa cidade foram definidos nesta conferência, realizada de forma participativa, ouvindo os agentes culturais representantes de mais 10 segmentos culturais e artísticos de nossa comunidade”, abservou a secretária da Promatur, Maria Agar.
O prefeito Beto Preto também destacou a forma participativa para composição do novo cenário cultural no município. “Nosso mandato incentiva que todos os conselhos municipais possam existir efetivamente. Que funcionem de verdade e não só em atas como acontecia no passado. Neste processo, o fator primordial é a participação. É essencial da voz a todos que tenham interesse em contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e outras ações dentro de um determinado setor”, afirmou Beto Preto. “Ao final desta conferência vamos elencar as melhores propostas para fazer avançar o nosso Sistema Municipal da Cultura”, complementou Beto Preto, ao falar na abertura do evento.
A cidade de Apucarana faz parte do Sistema Nacional de Cultura e, desde junho do ano passado, a Promatur vinha realizando atividades visando a consolidar do Sistema Municipal de Cultura. “Foram criadas as leis municipais, o conselho de cultura provisório e realizadas reuniões setoriais com o pessoal do artesanato, dança, música, literatura, patrimônio histórico e cultura afro-brasileira, organizações não governamentais, artes plásticas e artes visuais. Também foi realizada a pré-conferência de Cultura e durante este processo a Promatur identificou as demandas de cada setor que iriam compor o Plano Municipal de Cultura de Apucarana.