A abertura da fase municipal da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, na sexta-feira à noite foi marcada pela representatividade dos mais diversos segmentos organizados da sociedade, dos governos municipal e estadual, e ainda de um grande número de trabalhadores da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cocap). O evento atende a um chamado do Ministério do Meio Ambiente de promoção de um debate nacional sobre o tema “resíduos sólidos”.

“A quarta conferência municipal do meio ambiente é uma discussão sobre a política nacional de resíduos sólidos. É um importante espaço para debater a combinação de crescimento econômico e preservação do meio ambiente. Vamos levantar nossas propostas e as levaremos para a fase regional desse evento, programado para Londrina, no próximo dia 25”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Itamar Gomes de Oliveira.

Itamar destacou o empenho do Prefeito Beto Preto nas questões ambientais, em especial na busca de investimentos para o setor. “Apucarana é dirigida por um governo aberto e a secretaria municipal do meio ambiente está vivendo um novo momento“, avaliou.

Na programação de sexta-feira à noite aconteceu um importante debate sobre o tema “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, coordenado pelo engenheiro Domingos José Budel, gerente da Unidade de Gestão de Resíduos Sólidos da Sanepar. Já ontem grupos de debates analisaram e formularam propostas em torno dos quatro eixos propostos (produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda, e ainda educação ambiental) pelo governo federal visando a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O encerramento foi marcado pela eleição dos delegados para a fase regional da conferência, em Londrina. Em seguida serão realizadas as fases estadual e nacional do evento, quando serão apresentadas reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do país.

Publicações Recomendadas