O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com o projeto Conecta Apucarana, está desenvolvendo o Programa Conectadinhos nas 36 escolas da rede municipal de Apucarana. A iniciativa é voltada para as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental e busca incentivar a reflexão sobre cultura empreendedora e mentalidade inovadora entre os estudantes.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, o programa tem como objetivo formar cidadãos mais preparados para os desafios da vida e do mundo do trabalho, desenvolvendo competências fundamentais para o presente e o futuro.

Na última sexta-feira (5/9), os professores da rede participaram de uma formação presencial, na qual discutiram os princípios da Educação 5.0 e da metodologia Design Thinking. Durante o encontro, também receberam orientações para aplicar a primeira etapa do programa em sala de aula.

“O Programa Conectadinhos utiliza desafios práticos e dinâmicos para despertar a curiosidade dos estudantes e incentivar a resolução criativa e eficaz de problemas reais. A programação inclui, entre outras atividades, oficinas de Ideação, Mockup e Pitch, e se encerra com a realização da feira Empreendedores Conectadinhos”, detalhou a secretária Ana Paula.

O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância da tecnologia na transformação da educação. “As inovações tecnológicas vieram para ficar e, quando bem utilizadas, podem contribuir significativamente com o processo educacional. A Educação 5.0 é um modelo que coloca o ser humano no centro da aprendizagem, promovendo uma abordagem personalizada, que combina o avanço digital com a formação de cidadãos éticos e inclusivos. Já o Design Thinking estimula a criação de soluções criativas para problemas complexos, por meio da empatia, da colaboração e da experimentação”, explicou.

O prefeito ainda agradeceu às instituições envolvidas na iniciativa. “Muito obrigado ao SEBRAE e ao Conecta Apucarana por trazerem esse importante projeto para a nossa rede municipal de ensino.”

Publicações Recomendadas