O Comitê Intersetorial de Controle a Dengue, zika vírus e chikungunya da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) esteve reunido hoje (29/03) para discutir a situação das doenças no município e quais medidas a serem adotadas para evitar uma epidemia. Atualmente, estão confirmados 23 casos de dengue em Apucarana, sendo 16 autóctones, o que mais preocupa o setor de epidemiologia. Como medidas imediatas, os segmentos representados no comitê irão intensificar a divulgação de informes para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do transmissor.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Nelson Jorge Capelari, salientou que a situação da dengue, zika vírus e febre chikungunya está sobre controle em Apucarana, mas requer uma atenção constante da população. “O que se observa é que falta à população uma conscientização da população sobre os cuidados a serem tomadas, para manter os imóveis sempre limpos, evitando, assim, o desenvolvimento do Aedes aegypti. Somente o trabalho dos agentes de endemias não é suficiente”, manifesta Capelari.

AÇÕES – No sábado, agentes de endemias estarão trabalhando, durante o período da manhã, no Residencial Michel Soni, com vistas a vistoriar as residências e terrenos baldios, eliminando os possíveis focos do mosquito transmissor das doenças. A razão é aproveitar que os moradores estão em casa, para uma vistoria mais ampla.

Publicações Recomendadas