A construtora Tapalam inicia as obras de drenagem e pavimentação no residencial Novo Horizonte. As duas principais ruas, Alexandre Balan e Guapuruvu vão ser pavimentadas na primeira etapa. O Governo Federal liberou R$ 789 mil e a obra é viabilizada com mais R$ 340 mil de contrapartida do Município. O contrato prevê a pavimentação de 3.300 metros quadrados de asfalto, 3 km de meio-fio, 6 km de calçadas, drenagem com tubulações adequadas e toda a sinalização horizontal e vertical.

Os recursos federais foram conseguidos pelo deputado André Vargas. Ele se sensibilizou com a situação apresentada em vídeo pelo prefeito Beto Preto, e conseguiu o dinheiro para ajudar esta comunidade. “Esta é uma região de risco (desmoronamentos), tem uma voçoroca imensa, imagine o desespero das pessoas nos dias de chuva. Fazer uma obra dessa garante a cidadania e dignidade para quem mora aqui”, diz o deputado André Vargas. Ele e prefeito visitaram a comunidade no início da obra.

Click nos links acima para áudio

Os moradores do bairro reivindicavam aos prefeitos por décadas este asfalto, mas não foram ouvidos. “A cada chuva o barro invade a casa de minha mãe. Vários políticos passaram por aqui prometeram asfaltar, e nada fizeram. Agora acho que vai chegar a felicidade para nós”, acredita Rosana da Costa Silva, moradora do bairro há 36 anos.

A aposentada Erides Vicentin, mora há 25 anos na rua Alexandre Balan. Ali criou os filhos. A família sempre lutou para que a rua fosse asfaltada. “Era o sonho do meu marido ver este asfalto, infelizmente ele morreu no ano passado. Se Deus quiser nós (família) vamos ver o asfalto”, espera a moradora.

A declividade da região, a presença de nascentes e a força da enxurrada são fatores que provocaram erosão nas ruas. Por isso a infraestrutura adequada e o asfalto a ser aplicado precisam ser resistentes. O diretor da construtora Tapalam, Éder Moreira, garante que o asfalto vai ser de boa qualidade. “Vamos aplicar o CBUQ (Cimento Betuminoso Usinado a Quente) que é o melhor material asfáltico existente no mercado”, diz o diretor da construtora.

Publicações Recomendadas