O prefeito Beto Preto e o vice, Júnior da Femac, participaram do lançamento da duplicação da BR-376, a Rodovia do Café, no trecho Apucarana a Califórnia. O início da obra foi celebrado como um momento histórico para a região, também por outras autoridades no ato.

A duplicação começa com a construção de um viaduto no trevo de acesso ao Contorno Sul e segue até Califórnia num trecho de 11 quilômetros, onde vão ser feitos trevos de acesso ao aeroporto e ao distrito da Vila Reis, e ainda dois viadutos sobre a linha férrea. O prazo estimado é de 12 meses. “Fico feliz em fazer parte deste momento. A duplicação vai trazer muitos benefícios já que podemos ter novos setores industriais entre Apucarana e Califórnia, gerando desenvolvimento e mais riquezas”, observou o prefeito Beto Preto.

A primeira frente de obras foi iniciada por Ponta Grossa no mês de Janeiro, o segmento entre Apucarana e Califórnia se equivale ao trecho 26 da duplicação até Ponta Grossa, que terá no total 231 quilômetros de obras. O investimento, de aproximadamente R$ 1 bilhão é da Concessionária Rodonorte e do Governo do Estado. A partir de 2015 a concessionária vai realizar em média, todos os anos, 30 quilômetros de duplicação. A previsão é concluir em 2021.

“A conclusão desta obra vai mudar o patamar da infraestrutura do estado, que passa a ter esse corredor de exportação, que liga o centro do país com o porto de Paranaguá, mais ágil e seguro”, disse o presidente da Rodonorte, José Alberto Moita.

Autoridades municipais e regionais prestigiaram também o lançamento da obra e destacando sua necessidade. “Estamos felizes pela antecipação em sete anos da duplicação deste trecho. Vai trazer mais desenvolvimento”, disse a prefeita de Califórnia, Ana Lúcia Mazeto. O prefeito de Ivaiporã e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, Luiz Carlos Gil salientou o esforço dos prefeitos ao requerem esta obra. “Todos os 26 prefeitos de forma unânime pediram este início, porque sabemos o risco que a pista simples representa para a segurança, e os benefícios que a duplicação vai gerar para a região”, disse.

O secretário de Infraestrutura do Estado, José Richa Filho, frisou que o projeto de duplicação da BR-376 foi iniciado há 17 anos, e o tráfego intenso no norte originou a antecipação dos investimentos. “Este seria o último lote, e aconteceria entre 2020 ou 2021. Mas como gestor não foi difícil tomar esta decisão. Bastou verificar que o movimento entre Apucarana e Califórnia é muito grande e justifica que esta obra fosse iniciada aqui também”, admite Richa Filho.

Para completar os investimentos em infraestrutura rodoviária o prefeito Beto Preto salientou que tenta garantir a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) para a duplicação das entradas da cidade. “Queremos desenhar que Apucarana seja contemplada com a duplicação dos três trechos de entrada, por Maringá, Curitiba e Londrina, já que não fazem parte da área de investimento contratual das concessionárias de rodovias”, destaco o prefeito.

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