Apucarana realiza, a partir da próxima segunda-feira (13), um mutirão de castração de cães e gatos no Colégio Agrícola. A ação, que se estenderá por duas semanas, é voltada a famílias de baixa renda previamente cadastradas na região do Residencial Fariz Gebrim. No total, 200 animais serão esterilizados gratuitamente.

O trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Apucarana, a Autarquia Municipal de Saúde, o Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) e a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), por meio do Castramóvel.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a castração é uma das formas mais eficazes de controle e de prevenção ao abandono. “As políticas públicas voltadas à proteção animal são um compromisso desta gestão e, no caso da castração gratuita, representa uma ajuda às famílias de baixa renda”, salientou.

Segundo Fernando Felippe, diretor do Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa),  outros mutirões já foram realizados neste ano, mas esta é a primeira edição em parceria com a Amuvi. “O Castramóvel vem equipado com a estrutura clínica e uma médica veterinária. Já o município é responsável pela mobilização das famílias, pelos medicamentos, anestésicos e apoio logístico”, explicou.

O atendimento no local será feito no período das 8 às 17 horas, mediante agendamento feito previamente. Felippe conta que o Colégio Agrícola foi escolhido por oferecer estrutura adequada para receber o público e por estar próximo da região onde foi feito o cadastramento. “O Colégio Agrícola tem banheiros, barracões e fica bem localizado para as famílias cadastradas”, detalhou.

De acordo com o diretor do Cemsa, a equipe já iniciou os preparativos no local, com limpeza, montagem de barracas e organização do espaço. “Tudo está sendo preparado com muito cuidado para garantir conforto e segurança aos tutores e seus animais”, completou.

Publicações Recomendadas