Com a previsão de chuva e queda nas temperaturas, a Prefeitura de Apucarana inicia nesta quarta-feira (28/05) o serviço especial de acolhimento noturno para pessoas em situação de rua. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, a ação foi planejada para oferecer o melhor atendimento durante o período de frio. “Os homens serão atendidos no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), enquanto as mulheres receberão acolhimento na Casa Marta e Maria”, informa Fabíola Carrero, secretária da Assistência Social.
Caso a demanda ultrapasse a capacidade dos espaços (25 homens e 20 mulheres), já há planejamento para ampliar o atendimento por meio de outras instituições sociais, como a Casa de Misericórdia. “Não vai faltar espaço para ninguém. Nossa cidade está preparada para acolher todos que precisarem”, pontua a secretária.
O prefeito Rodolfo Mota destaca que o serviço não tem data definida para encerramento. “Enquanto houver frio e necessidade de acolhimento noturno, Apucarana estará pronta para oferecer cuidado e dignidade às pessoas em situação de rua”, afirma o prefeito.
Fabíola esclarece que muitos já conhecem o fluxo de acesso ao serviço, mas reforça que a assistência social estará de prontidão para encaminhamentos. “Durante o acolhimento, as pessoas terão acesso a materiais de higiene, banho, roupas, alimentação (jantar a partir das 20 horas), local para dormir e cobertores. Também haverá sempre um chá ou chocolate quente para aquecer o fim da noite”, informa.
Ela acrescenta que o serviço conta com o apoio da comunidade. “Recebemos com frequência doações de roupas, e, recentemente, o Sesc nos repassou travesseiros produzidos em oficinas de costura, o que tem contribuído com o acolhimento”, destaca.
Endereços: O Centro Pop: Rua Clotário Portugal, nº 250, Barra Funda. Já a Casa Marta e Maria está localizada na Rua Clevelândia, nº 482, Vila São Carlos.