Em continuidade à política de valorização da Educação, a Prefeitura de Apucarana inaugurou na manhã de hoje (04/05) mais um centro municipal de educação infantil. O novo CMEI Alice Pereira de Araújo beneficiará cerca de 200 crianças dos Residenciais Sumatra I e II e do Jardim Jaçanã.
Click nos links de áudio acima
Estiveram presentes à solenidade, o prefeito municipal Beto Preto, o vice-prefeito Júnior da Femac, o chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann, Arilson Chiorato, o assessor do deputado federal Enio Verri, Olivan Tresse, o gerente do escritório regional da Cohapar, Ricardo Lima, vereadores e outras autoridades locais.
O prédio, que foi construído pela empreiteira Bonora & Costa, possui área de 640,38 m2 e compreende cinco salas de aula com solários, brinquedoteca, sanitários, cozinha, dispensa, refeitório, lavanderia, sala dos professores e secretaria. O investimento para a execução da obra foi da ordem de R$ 600 mil.
A secretária de educação, professora Marli Fernandes, esclarece que o CMEI atenderá inicialmente apenas crianças de 4 a 6 anos. As matrículas já estão feitas e as aulas começam nesta terça-feira (05). “A princípio, nós ofertaremos aqui turmas de pré I, II e III, mas esses alunos logo passarão a estudar na escola do bairro e, então, teremos espaço para abrir vagas para maternal, berçário e jardim”, afirmou.
O prefeito Beto Preto ressaltou o grande número de famílias que serão beneficiadas com a obra. “Essa região possui mais de 1.300 casas e é responsabilidade da prefeitura garantir toda a infraestrutura necessária para o seu bem viver. Eu apenas peço a união dos moradores para que nos ajudem a cuidar do prédio e evitar que ele sofra furtos e vandalismos como vemos ocorrer em outras regiões.”, pediu ele, acrescentando ainda que a escola, o posto de saúde e o centro de referência em assistência social (CRAS) da comunidade serão inaugurados em breve.
As mães presentes, por sua vez, agradeceram ao gestor pela inauguração do novo CMEI. “Eu pretendo começar a trabalhar e tenho até um serviço em vista, mas estava esperando a inauguração da creche para ter onde deixar os meus filhos. A construção veio em boa hora e vai facilitar a minha vida”, disse Carolina Fernanda Franco, que é moradora do Jardim Jaçanã.
O nome “Alice Pereira de Araújo” foi proposto para a instituição por meio de um projeto de lei do vereador Antônio Ananias e homenageia a mãe do presidente da Câmara Municipal de Apucarana, José Airton Deco de Araújo, que foi um exemplo de mulher guerreira.
“A minha mãe separou-se muito nova e teve que criar seus quatro filhos sozinha. Enquanto ela trabalhava na lavoura de café ou no frigorífico da cidade, eu e meus irmãos ficávamos na creche. Receber esse presente significa que o nome dela ficará eternizado”, emocionou-se Deco, que compareceu ao ato acompanhado da família.
A senadora Gleisi Hoffmann não pôde vir à cidade devido a uma reunião no Ministério das Cidades, em Brasília. “Ela está discutindo agora com o ministro Gilberto Kassab a construção de mais 500 casas no conjunto habitacional apucaranense Solo Sagrado, mas pediu que eu transmitisse o seu apoio incondicional ao prefeito Beto Preto”, explicou Chiorato, que a representou no ato.