Em um clima circense, com o palhaço e o espectador como personagens, o espetáculo “Palhaços” chega a quatro cidades da região norte do Paraná por meio do Circuito Cultural SESI. A vez de Apucarana será amanhã (12), às 20 horas, no palco do Cine Teatro Fênix.

O Circuito Cultural SESI percorre todo o Paraná levando espetáculos culturais ligados as Artes Cênicas ou Música para diversas cidades e tem a proposta de oportunizar acesso ao bem cultural aos trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade local.

Em Apucarana, o SESI tem a parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). No enredo, ao assistir apresentação do circo, Benvindo, o fã, vendedor de uma loja de calçados, aspirante a gerente e, como fã incondicional do artista palhaço Careta – esperançoso por um inocente bate-papo – vai cumprimentá-lo no camarim após o espetáculo. Não sabia, porém, que a proximidade da realização de um sonho poria também à prova as suas mais puras aspirações.

“O espectador invade o camarim e vai parabenizar o artista. No entanto, nesse encontro os dois se revelam. É um espetáculo questionador sobre ser artista e as representações sociais que as pessoas fazem na sua vida”, explica a diretora Mariana Zanette, que montou a peça pela primeira vez 16 anos atrás, quando ainda estava na faculdade. “O texto é o mesmo, do cientista social paulista Timochenco Wehbi, mas com o passar do tempo e com minhas experiências foi recriado artisticamente”.

Por meio da postura do palhaço Careta, que trava um diálogo contestador com o seu interlocutor, a peça mostra a realidade vivida pelos artistas atualmente, questiona o papel da arte e o que a sociedade contemporânea espera da classe. Careta, o palhaço, tira sua “máscara” e revela o ser humano por traz do artista. Com todas as suas dores, questionamentos, decepções e anseios.

“Os dois se revelam. Um enquanto artista e outro enquanto trabalhador e amante da arte, mas que também é dirigido e colocado como palhaço da sociedade”, diz Mariana. Em cena ainda estão dois artistas circenses e dois músicos, que tocam ao vivo e dialogam com o texto, conferindo mais elementos do universo do circo. O cenário é adaptável a diferentes tamanhos de espaços, podendo ser itinerante, assim como o circo.

A entrada para o espetáculo “Palhaços” é gratuita. Os ingressos serãodistribuídosna bilheteria do CineTeatroFênixa partir das 19 horas no dia da apresentação. Limite de espectadores de 480. Informações pelo telefone 3420 5329

Publicações Recomendadas