Fazendo parte da programação da Semana da Indústria, Apucarana recebe nesta terça-feira (26/05), às 20 horas, o espetáculo “Shakespeare in Clown”. A entrada é gratuita e os ingressos estão limitados à lotação do Cine Teatro Fênix (480 poltronas), sendo distribuídos na bilheteria, no dia do evento, a partir das 18 horas. A peça integra o CircuitoCulturalSesina região Norte em 2015 e as apresentações acontecem ainda nas cidades de Arapongas (27), Londrina (28) e Santo Antônio da Platina (30). Em Apucarana, o espetáculo conta com a parceria da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística.

O universo dos palhaços inspirou diversas obras de William Shakespeare e suas mais diversas nuances sobre a vida humana. Estas reflexões estão em quatro personagens clown do espetáculo “Shakespeare in Clown”, protagonizado pelo ator chileno Oscar Zimmermann, um profundo estudioso da obra do escritor britânico. Em cena, ele faz uma investigação a respeito de quatro obras: “Hamlet” com o Coveiro; “Rei Lear” com Bufon; “Romeu e Julieta” com Mercuccio; e “A Tempestade” com Trinculo.

Este interesse pelos escritos de Shakespeare é algo que tomou os pensamentos de Zimmermann. “A peça surgiu como uma maneira de aproximar a obra de Shakespeare com o público, e acabar com essa distância que tem entre a “gente comum” – para quem foi feita a obra na época dele [do escritor] – e o autor, resgatando a função do humor na tragédia”, detalha Liane Strapazzon, produtora do projeto.

Ambientados na visão clown e com a realidade latino-americana, os personagens falam sobre morte, poder, amor e sonhos, ambientados na visão clown e com a realidade latino-americana. “Cada um deles vai tocar uma música com um instrumento musical excêntrico, fazendo uma reflexão do lugar em que Shakespeare os coloca em suas obras e de sua relação com a realidade latino-americana”, adianta Strapazzon.

Desconstrução em cena

Um dos desafios de “Shakespeare in Clown” é desconstruir a ideia do público que as obras do inglês são muito sérias. Para isso, Oscar se utiliza do estado mental da plateia para trazer o riso à tona, segundo a produtora. “Os loucos ou os que usam o humor tem ‘permissão’ de falar verdades que emitidas por outros não poderiam ser escutadas. Esse fato impacta na plateia”.

A peça é apresentada somente por Zimmermann, que contracena com bonecos, caveiras e outros objetos, apresentando muita reflexão em suas atitudes. A encenação já passou por Salvador, Fortaleza, São Paulo,Dourados, Uberlândia, Porto Alegre eCaxias do Sul.

Além das cidades da região Norte, o CircuitoCulturalSesileva “Shakespeare in Clown” para outras cinco apresentações na região Noroeste do Estado. Oscar Zimmermann, protagonista do projeto, também trabalha com os espetáculos “Viaje, Chejoviando” e “El Payaso y su Doble”, que podem ser conhecidos nowww.oscarzimmermann.cl.

Sobre o CircuitoCulturalSesi

O CircuitoCulturalSesipercorre todo o Paraná levando espetáculos culturais ligados as Artes Cênicas ou Música para diversas cidades e tem a proposta de oportunizar acesso ao bemculturalaos trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade local.

SERVIÇO

CircuitoCulturalSesiapresenta “Shakespeare in Clown”
Promoção – SESI Cultural e Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística

Apucarana

Data: 26 de maio (Terça Feira)

Horário: 20h

Local: Cine Teatro Fênix – Avenida Curitiba, 1215

Informações: (43) 3420-5329

Entrada:gratuita
Os Ingressos São Limitados em 480 Poltronas, e a bilheteria distribuirá os convites a partir das 18h no Cine Teatro Fênix no dia do evento.

Publicações Recomendadas