A Prefeitura de Apucarana avança no apoio ao setor produtivo, com a realização de mais um curso gratuito de qualificação profissional. O Centro de Qualificação, por meio de uma parceria entre o Município e o Senai, iniciou nesta semana o curso de Manutenção de Máquinas de Costura. A carga horária é de 120 horas, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras.
O prefeito Rodolfo Mota lembra que o Município já investiu neste ano mais de R$ 1 milhão em cursos gratuitos, por meio de parcerias com o Sistema S e o governo do Estado. “Ao todo, a Prefeitura adquiriu cerca de 30 cursos do Senai, Senac, Sesc e Sesi, viabilizando 900 capacitações e a meta é até o final do ano chegar a mil capacitações, gerando renda e aumentando a empregabilidade”, ressaltou.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Emerson Toledo, destaca que os cursos ofertados atendem as demandas do setor produtivo. “O curso de Manutenção de Máquinas de Costura, por exemplo, é essencial para preparar profissionais que atuam no polo de confecção, contribuindo diretamente para o preenchimento de vagas no mercado de trabalho e com o desenvolvimento econômico local”, salientou.
O Superintendente do Trabalho, Neno Leiroz, que também está à frente da coordenação dos cursos, participou da abertura da capacitação ao lado da diretora do Senai Apucarana, Priscila Veronez. Ambos destacaram a relevância da formação técnica para atender a forte demanda da indústria do vestuário.
Conteúdo programático do curso – Qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; noções de Metrologia; mecânico de máquina de costura “Overloque”; mecânico de máquina de costura industrial “Ponta Corrente”; mecânico de máquina de costura “Ponta Fixa”.




