Um espaço público mantido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana com o objetivo de oferecer capacitação profissional e incentivar o empreendedorismo feminino, o Centro de Oficinas da Mulher, localizado no Jardim América, iniciou nesta segunda-feira (15/02) as atividades das turmas de costura (moda, boneca, bolsa, industrial e tapete), do curso de cabeleireira, depilação, manicure, design de sobrancelha e de informática básica. Um braço itinerante do Centro de Oficinas, também nesta segunda-feira o ônibus que funciona como uma escola de corte e costura iniciou as atividades no Distrito de Vila Reis. Com duração semestral, as capacitações beneficiam 150 mulheres de diversos bairros e distritos de Apucarana.

Click e ouça esta matéria

Os cursos são inteiramente gratuitos e com direito a certificação. As boas-vindas às alunas foram dadas pela secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado, e pela
diretora do Centro de Oficinas, Mara Nicolau. “A nossa Secretaria Municipal existe para cuidar das mulheres e para alcançarmos nosso objetivo o prefeito tem nos dado toda a liberdade de trabalho. Temos tido grandes resultados, com inúmeras mulheres capacitadas conquistando independência financeira, sobretudo nas áreas de costura e salão de beleza”, cita Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família.

Ela frisa que após a formação, a prefeitura continua assessorando as interessadas. “Muitas aproveitam o que aprenderam para a economia doméstica, costurando ou realizando pequenos serviços em casa. Mas outras optam por ingressar no mercado de trabalho ou abrir um negócio próprio. Nestes casos temos parceria com a Agência do Trabalhador, na intermediação de mão-de-obra, e também com a Sala do Empreendedor na questão da formalização”, informou a secretária.

Fazendo uma capacitação pela segunda vez, Neuza Maria Gonçalves, recomenda o Centro de Oficinas da Mulher. “Eu achei que não ia gostar, mas gostei tanto que estou aqui novamente e recomendo a todas as mulheres de Apucarana. Aqui aprendemos, fazemos amizades, trocamos experiências”, testemunhou.

Além do centro de oficinas e do ônibus itinerante, que trabalham a capacitação profissional e a autonomia financeira da mulher, a rede de políticas públicas da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana conta com o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), que age nos casos de violência doméstica e familiar e violação de direitos, e o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, que por intermédio de uma lei municipal
cria possibilidades de trabalho e renda, oferecendo capacitação e organização de grupos visando a autonomia e empoderamento.

“No CAM oferecemos gratuitamente amparo por intermédio de uma equipe altamente capacitada formada por advogada, assistente social, psicóloga. No que tange a Economia Solidária, além do treinamento e toda assessoria, mantemos dois espaços públicos de comercialização chamados de “Espaço Mulher” onde, na modalidade de autogestão, as participantes do programa trabalham de forma revezada e comercializam o que produzem”, exemplicou a secretária Denise.

Serviço
: Interessadas em fazer algum dos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Apucarana no Centro de Oficinas da Mulher podem entrar em contato pelo telefone 3426-9153 para obter mais informações.

Publicações Recomendadas