Ofertadas há pouco mais de um mês pelo Centro da Juventude e Secretaria de Esportes e Lazer, as aulas de Zumba já são sucesso entre as mulheres de bairros daquela região e de outras partes da cidade. Três das cinco aulas semanais ofertadas estão com lotação completa, com 45 freqüentadoras em cada horário.
“As aulas de Zumba são gratuitas e disponibilizadas para toda cidade e não somente a região do Centro da Juventude. As inscrições estão abertas para preencher os atuais horários e se for necessário vamos abrir mais turmas”, informa o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Kisner. Ministradas no Centro da Juventude, as aulas de Zumba são ofertadas nos horários de segunda a sexta-feira, de 17 as 18 horas. Nas terças e quintas também é disponibilizado um segundo horário de 18 as 19 horas.
A costureira Simone Aparecida dos Santos, 32 anos, começou a fazer as aulas de Zumba há 4 semanas e deste então não faltou um dia. “É ótimo. A gente se sente motivada e não tem vontade de faltar na aula. Como fico muito sentada por causa da costura sentia dores no corpo e agora estou bem melhor. Se for preciso trabalho até as 10 horas da noite, mas arrumo uma hora para vir à aula”, afirmou.
O gosto das aulas de Zumba pode ser avaliado pelo esforço da aluna Eloisa Barreto Augusto, 62 anos, que se desloca do Jardim Interlagos para fazer aula no centro da juventude. “Nunca falto e o resultado na minha vida não podia ter sido melhor. Estava deprimida e sentia dor nas costas. Agora estou ótima, me sentindo disposta e feliz”, declarou.
Com coreografias fáceis e divertidas, a Zumba promove alto gasto calórico. “Uma modalidade de atividade aeróbica, aula de Zumba pode queimar de 600 a 1000 mil calorias em 1 hora. O lema é divertir e perder calorias e não há restrição de idade. A atividade física consiste de movimentos de dança e coreografias que misturam uma série de ritmos latinos e internacionais, como a salsa, merengue, hip hop, entre outros. A mistura permite que os alunos tenham um alto gasto calórico sem sentir que estão se esforçando”, explica a professora Dayene Caroline.
As coreografias alternam movimentos rápidos e lentos e não é preciso saber dançar para entrar nas aulas. “A Zumba se diferencia de outras atividades aeróbicas porque a mistura de ritmos, provocando uma oscilação da frequência cardíaca e isso possibilita um gasto calórico maior e mais eficiente”, detalhou Dayene Caroline. O programa zumba foi criado pelo colombiano Beto Perez na década de 1990, em sua cidade natal Cali, na Colômbia. Inscrições estão abertas no Centro da Juventude, telefone 3424-0629.