Apucarana vai ganhar a segunda Casa do Dodo, uma residência inclusiva destinada ao atendimento de pessoas com necessidades especiais que, por diversos motivos, tiveram o vínculo familiar rompido. A pedra fundamental da obra, que ficará no mesmo terreno da primeira sede, na Rua Gustavo Henrique de Oliveira, Jardim Aeroporto, foi lançada ontem (24), em solenidade com a diretoria da entidade, o prefeito Junior da Femac, e colaboradores.

“Diante da grande demanda, a diretoria da casa do Dodo inicia o projeto pela segunda casa com o objetivo de atender mais pessoas com deficiência que precisam de atenção e cuidado. A necessidade existe. Cada casa abriga 10 pessoas e se tivéssemos hoje, três casas em funcionamento, todas as vagas seriam preenchidas de imediato”, afirma a presidente da Casa do Dodo, Siumara Miquelin, já com planos de construir uma terceira unidade da entidade.

De acordo com Siumara, o custo da construção será de R$ 600 mil, mais R$ 150 mil para aquisição de móveis e utensílios. O total do investimento é de R$ 750 mil. Durante a solenidade, Junior da Femac anunciou a doação de R$ 300 mil por parte da prefeitura, sendo R$ 150 mil repassados neste ano e os outros R$ 150 mil em 2023.

“A Casa do Dodo realiza um belíssimo trabalho de resgate social, que tem todo o nosso apreço. A administração municipal, que já é parceira da entidade, vai continuar contribuindo para manutenção e ampliação das suas atividades”, garante Junior da Femac.

O restante, conforme explica Siumara, será providenciado por meio de promoções, consórcios e doações.  Com projeto arquitetônico do Leonardo Britice; projetos estrutural, elétrico/telefônico, hidráulico sanitário e de prevenção contra incêndio do engenheiro Edem Carbacho, e a responsabilidade da obra a cargo do Jose Antônio de Oliveira Neto, a previsão é de que a casa seja concluída no primeiro semestre de 2023.  Todos os profissionais envolvidos são voluntários.

A secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko relata que a residência inclusiva abriga atualmente 10 pessoas maiores de 18 anos. “A Casa do Dodo é uma entidade que não visa fins lucrativos e, além de apoio governamental, está aberta a receber contribuições da sociedade”, conclama Ana Paula.

O local conta com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social e acompanhamento espiritual. Mais informações sobre a residência inclusiva e como fazer doações podem ser obtidas no site http://casadododo.com.br ou pelo telefone 99657-2345.

A Casa do Dodo é uma residência inclusiva, construída para dar abrigo específico a jovens e adultos, a partir dos 18 anos, desabrigados e com deficiência intelectual e sem perspectiva de moradia. A necessidade da construção da casa surgiu quando o Lar Sagrada Família se deparou com a realidade do Dodo e outros dois adolescentes.

Esses meninos, com deficiência intelectual, ultrapassaram a idade máxima para ficarem no abrigo de crianças e não tinham para aonde ir. Em especial o Dodo que não tem família. Eles precisavam de um lugar onde se sintam em casa e recebam toda assistência necessária para o seu desenvolvimento.

O nome “Casa do Dodo” partiu de uma sugestão da Diretoria do Lar Sagrada Família para homenagear o residente mais antigo do Lar, o Douglas, conhecido como Dodo, hoje com 26 anos.