Operando há exatos 80 dias, o equipamento de ecografia ativado pela atual administração, já viabilizou um total de 590 exames de ultrassonografia, alcançando uma média de quase 200 atendimentos ao mês. As gestantes, que antes esperavam por uma vaga no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), agora são atendidas no ambulatório instalado no térreo do prédio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), com uma média de espera de 2 a 3 dias, a partir solicitação do exame na consulta do pré-natal.

O equipamento de ecografia, considerado indispensável no acompanhamento das gestantes no pré-natal, havia sido repassado ao Município pelo Governo do Estado. Porém, ainda não ficou esclarecido por que a máquina ficou encaixotada por três anos na gestão anterior. “Agora os exames de ultrassonografia estão sendo garantidos com rapidez para as pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS”, assinala o prefeito Beto Preto.

Para o médico responsável pelo atendimento laboratorial, Dr. Elton Guerios, a entrada em operação do equipamento na saúde pública está suprindo a demanda reprimida de exames de ultrassom que havia na Escola da Gestante. “Não havia vaga suficiente na rede pública. E agora é gratificante poder atender às gestantes dentro de um prazo razoável, para realização dos exames solicitados pelo médico. Está mais rápido do que em algumas clínicas particulares da cidade. Essa agilização no atendimento é uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade da saúde pública”, avalia Guerios.

Lembrando que cada gestante passa em média por três exames de ultrassom, a coordenadora da Casa da Gestante, Sidnéia Mesquita da Silva, comemora a eficiência que o equipamento garante no atendimento. “Era comum, gestantes virem para a próxima consulta, sem ainda ter passado pelo ultrapassom, já que o agendamento era feito na autarquia juntamente com as demais especialidades. Agora temos um aparelho exclusivo para as grávidas, contribuindo para que cada uma tenha uma gestação mais tranquila e com a segurança proporcionada pelo resultado do exame”, comenta Sidnéia.

Destacando do empenho do prefeito Beto Preto junto à equipe da Autarquia Municipal da Saúde, visando colocar o equipamento em operação, o secretário da Saúde Roberto Kaneta lembra da necessidade que havia de disponibilizar um ultrassom exclusivo paraatender o expressivo número de pacientes na Casa da Gestante. “O início da operação trouxe mais agilidade no processo de acompanhamento das gestantes revertendo-se num investimento na atenção integral à saúde da mulher no nosso município”, comemora o secretário da Saúde, Roberto Kaneta.

Publicações Recomendadas