A comemoração do 7º aniversário do Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juventil (CAPS i) “José Pazelo”, de Apucarana, reuniu hoje crianças e adolescentes atendidos no local, seus familiares, equipe profissional e convidados. A festa, realizada no salão de festas da Maçonaria Trabalho, Ciência e Virtude, transmitiu o clima de interação entre pacientes, pais e os profissionais que atuam neste setor da saúde.
O evento foi preparado para envolver todos num clima comemorativo, com decoração, distribuição de brinquedos, brincadeiras e muita comida e bebida, incluindo sorvete, algodão doce e o bolo de aniversário. Presente no evento, o prefeito Beto Preto destacou o aspecto emocional da confraternização de todos os envolvidos no CAPS i. “Não é fácil fazer saúde mental. Para isso é preciso dispor de instituições como essa, com grupo multiprofissional. Aqui é realizado um trabalho de qualidade que serve de orgulho para nossa rede pública de saúde”, afirma Beto Preto.
Atualmente, o CAPS i oferece atendimentos em grupos terapêuticos semanais e psicoterápicos individuais para aproximadamente 133 pacientes; atendimentos em grupo de apoio a familiares para 43 famílias; atendimento psiquiátrico para 160 pacientes por mês; e aproximadamente 10 acolhimentos de casos novos por semana. Trata-se de um serviço de saúde mental de referência para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, severos e persistentes, bem como para crianças e adolescentes com demandas associadas ao consumo de álcool e outras drogas.
Mais informações sobre o atendimento, que é gratuito, podem ser obtidas na Rua Coronel Luis José dos Santos, 94 – Bairro 28 de Janeiro, ou pelo telefone 3901-1047.