Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente encontraram ontem (quarta-feira – 16/10) uma capivara morta no Parque Ecológico Jaboti. O animal silvestre, com aproximadamente 70 quilos, estava sob a ponte no vertedouro da represa. Não foram constatados sinais de agressão ao animal, o que indica morte natural. “Pode ter sido uma intoxicação, já que o corpo não tinha nenhum ferimento”, diz o secretário de Meio Ambiente, Itamar Gomes de Oliveira. O animal foi encaminhado para o aterro sanitário.
Esta é a segunda capivara morta nos últimos dois meses. Apesar desta última não ter sido abatida, o secretário alerta a comunidade para que não cace estes animais. “A legislação ambiental é bastante rígida e pode resultar em prisão de até três anos”, adverte Oliveira.
Em Apucarana famílias de capivaras vivem nos parques Jaboti e Raposa e podem ser vistas facilmente pelos visitantes. “Estes animais se adaptaram bem nos nossos parques, então todos devemos ajudar a preservá-los”, finaliza o secretário.