O Núcleo de Prevenção de Acidentes, Violências e Promoção da Saúde (NUPAVS/Apucarana) lançará no dia 24 de junho a campanha “Nascemos para ser felizes”. O convite está sendo feito pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, que estão liderando a formação do núcleo apucaranense. A campanha tem o objetivo de desenvolver ações de vigilância, promoção, prevenção e intervenção no enfrentamento de violências e acidentes.

O evento acontecerá no período das 13 às 17 horas, no auditório do CREA, localizado na Rua Lapa, no 145. Além da distribuição de um banner da campanha, haverá a formalização do convite para que as demais secretarias municipais e órgãos da rede de atendimento façam parte do comitê do NUPAVS. “A atividade prevê ainda uma oficina de sensibilização e orientações para a realização da notificação compulsória, que será ministrada pelo psicólogo Emerson Luiz Peres, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná”, informa Roberto Kaneta, diretor- presidente da Autarquia Municipal de Saúde.

De acordo com Patrícia Vecchi, diretora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), a notificação compulsória abrange todo o tipo de violência (urbana, contra a criança, idoso, mulher) e acidentes (desde domésticos até de trânsito). “Uma das atribuições do núcleo será fomentar a notificação compulsória dos casos de violência e acidentes junto ao setor de vigilância epidemiológica, além de fazer a análise e o monitoramento dos dados”, frisa Patrícia, salientando que o Departamento Municipal de Epidemiologia, através do coordenador Luciano Pereira da Silva, está participando ativamente do processo de implantação do NUPAVS de Apucarana.

O comitê ainda está sendo constituído e será integrado por representantes de executores de políticas públicas e serviços de atendimento, como unidades básicas de saúde, escolas, forças policiais, Creas, Cras, CAM, entre outros. “O núcleo tem o objetivo de articular ações intersetoriais, propor intervenções e formar a rede de atenção e promoção à saúde, bem como a rede de atendimento e prevenção de violências e acidentes”, explica a diretora do CAM.

Conforme a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, a campanha busca dar visibilidade ao problema, contribuindo ao mesmo tempo com dados e informações para o planejamento de ações governamentais preventivas. “Os integrantes do núcleo vão se reunir periodicamente, estimulando ações intersetoriais, diagnósticos, estudos, pesquisas e a capacitação de profissionais que compõem a rede de serviços”, completa Denise.

Publicações Recomendadas