A Autarquia Municipal de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, informa que a Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 5 de junho. O comunicado emitido pelo Ministério da Saúde foi repassado pela 16ª Regional de Saúde nofinal da tarde de sexta-feira (22/05), dia em que estava previsto o encerramento da campanha nacional. Com isso, o grupo prioritário ganhou mais 9 dias úteis para procurar uma das 20 Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacina para fazer, gratuitamente, a imunização.

De acordo com Luciano Pereira da Silva, coordenador do Departamento de Epidemiologia, a meta é vacinar 34.971 pessoas em Apucarana. “Até sexta-feira, já havíamos imunizado 74% desse contingente, muito próximo dos 80% recomendados pelo Ministério da Saúde para o grupo prioritário”, frisa Luciano, reforçando que o público-alvo deve procurar, entre segunda e sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no período compreendido entre as 8 e 17 horas.

A campanha é voltada para os grupos que são mais vulneráveis às complicações da gripe. Além de pessoas com 60 anos ou mais, devem ser vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os quais devem apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno do ano passado — H1N1, H3N2 e influenza B —, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Agripediminui a resistência do organismo a outrasinfecções, facilitando a instalação de bactérias que causam pneumonias,otites, sinusites, amigdalites e outras doenças.

Publicações Recomendadas