Através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, a Campanha “16 Dias de Ativismo” de combate a violência contra mulher, realizada neste mês, foi marcada por uma extensa programação com palestras, orientações jurídicas sobre a lei Maria da Penha e divulgação dos serviços de atenção à mulher oferecidos pela administração municipal. Ao todo foram 15 eventos, praticamente um por dia.

A maioria destas atividades foi organizada pela Secretaria da Mulher, mas não foram desperdiçadas oportunidades de levar a mensagem em eventos que abriram espaço para essa finalidade. Por exemplo, na segunda-feira, dia em que foi comemorado o “Dia Internacional da Não-Violência Contra Mulher”, a secretária da Mulher e da Família, Denise Canesin Machado, falou durante a solenidade em que as Senhoras Rotarianas entregaram de kits para gestantes.

“Como nas outras ocasiões, apresentamos todos os serviços que oferecemos às mulheres de Apucarana. No Centro de Atenção à Mulher prestamos atendimentos social, psicológico e jurídico para mulheres em situação de violência doméstica. Temos também o Centro de Oficinas, onde são ministrados cursos de artesanato, costura, culinária, manicure e pedicure, entre outros”, informa Denise.

Uma série de palestras sobre o tema “Para uma Vida com Qualidade” foi ministrada pela assistente social Simone Sartori, e pela psicóloga Valeria Begali durante a campanha. A advogada Rita Maria da Silva foi a encarregada das apresentações sobre a Lei Maria da Penha, cabendo a secretária Denise Canesin passar as informações dos serviços da Secretaria da Mulher.

Sempre com a convocação de grupos de mulheres, os eventos aconteceram na Guarda Municipal; na Escola de Policiais do 10º Batalhão da Polícia Militar; no Cine Teatro Fênix, Escola Estadual Heitor Furtado; durante reunião de Senhoras Rotarianas; Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Reis, do Jardim Menegazzo, dos núcleos habitacionais João Paulo e Marcos Freire, da Vila Formosa; Centro de Referência da Assistência Social(CRAS I) (Jardim América); Colégio Estadual Padre José Canale; Conselho Comunitário de Segurança (Conseg); e Escola Municipal Dr. Oswaldo dos Santos Lima.

Entre as atividades realizadas dentro do 16 dias de ativismo de combate a violência contra a mulher, aconteceu também a “Capacitação da Rede de Atendimento a Mulheres em Situação de Risco”. Foram dois dias de curso ministrado pela tenente Luci Belão, do comando geral da Polícia Militar, em Curitiba.

Publicações Recomendadas