A “Caminhada Rosa” de conscientização pela prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce reuniu ontem (6) cerca de 200 participantes em Apucarana. O grupo percorreu a Avenida Curitiba saindo da altura do prédio da prefeitura até as escadarias da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Durante a caminhada, houve a distribuição de laços e balões, além de material com a programação das atividades da Campanha Outubro Rosa na cidade.
A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Machado, destacou a importância do Outubro Rosa como forma de incentivar as mulheres a realizar os exames preventivos do câncer de útero e mama. “Esta mobilização tem o grande objetivo de salvar vidas”, enfatizou. A secretária da Assistência Social, Marcia Sousa, esteve a frente do momento de oração que antecedeu a soltura dos balões em frente à catedral.
A programação do “Outubro Rosa” conta com inúmeras outras atividades previstas ao longo de todo o mês, como palestras, atividade física e ações de saúde em mais de 15 Unidades Básicas de Saúde, com a realização de exames preventivos e solicitação de mamografias. Haverá horários especiais de atendimento após as 18 horas e aos sábados.
Amanhã (8), acontece o Circuito de Saúde NASF e NATTA, entre 9 e 15 horas, no Platô da Praça Rui Barbosa. A atividade terá a participação da Associação das Senhoras Rotarianas com a exposição e explicação sobre o Projeto de Próteses Mamárias. Em Apucarana, o “Outubro Rosa” é promovido pela prefeitura de Apucarana, através das secretarias municipais da Promoção Artística, Cultural e Turística, da Mulher e Assuntos da Família, Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer e Educação, Centro da Juventude, Rede de Mulheres Solidárias, em parceria com a ACIA; Sivana; Hospital da Providência; Unimed; Sicoob; SESC; UTFPR; Núcleo Regional de Educação; Fábrica 49; Associação das Senhoras Rotarianas; 16ª Regional de Saúde; Rotary Clube; Lions Clube Vitória Régia; e Câmara da Mulher Empreendedora.